5.2. Perguntas
1) Por que escolher a íris como uma forma de reconhecimento de indivíduos?
Resposta: Com a utilização da íris como forma de identificação e autenticação de um indivíduo é possível obter um alto grau de segurança e confiabilidade, visto que a íris, além de ser uma característica inerente e única a cada ser humano, permanece inalterada durante toda sua vida, a não ser devido à ocorrência de algum evento externo que possa vir a danificá-la.
2) O que é necessário para que a imagem capturada da íris seja de boa qualidade?
Resposta: A captação da melhor imagem requer que  a íris se encontre em um plano ortogonal ao do sensor, com o globo ocular devendo permanecer estático. Também é importante que haja uma minimização dos reflexos a fim de reduzir o ruído que estes produzem na imagem.
3) O que é relevante na etapa de localização na identificação de uma íris?
Resposta:   Vários aspectos relevantes devem ser levados em conta nas etapas de processamento e localização da íris na imagem capturada: o limite entre a íris e a esclerótica,  o limite entre a íris e a pupila, e os traços inferiores e superiores que correspondem aos limites impostos pelas pálpebras do globo ocular, limitando a parte visível da íris.
4) Qual a função do cálculo da Distância de Hamming na etapa de reconhecimento da íris?
Resposta: A análise da Distância de Hamming permite medir a dissimilaridade entre duas íris, sendo inversamente proporcionais, isto é, quanto maior a Distância de Hamming, menor a dissimilaridade entre as duas íris. Quando o valor computado for igual a zero, significa a ocorrência de um perfeito encaixe entre as íris.
5) Cite três desvantagens relacionadas ao uso da tecnologia de reconhecimento de padrões de íris:
Resposta:   Um dos maiores problemas enfrentados por esta tecnologia é o custo. A instalaçãode uma unidade de leitura de íris tem custo médio de aproximadamente 3 mil dólares. Há ainda o fato de que algumas pessoas possuem receio de olhar diretamente para a máquina, com medo de terem seus olhos machucados por algum motivo. Pessoas com deficiência visual podem apresentar dificuldade em manterem-se alinhadas à câmera da íris, a uma distância correspondente ao comprimento de um braço.  Lentes de contato e infecções e doenças, como a catarata, por exemplo, podem influenciar na negativamente no reconhecimento do indivíduo.