3.1. Aquisicao da Imagem
     Existe uma gama de processos que podem ser utilizados no reconhecimento de íris. No entanto, a diferença entre estes processos é encontrada somente nos algoritmos utilizados para a detecção e o reconhecimento dos padrões, significando que as etapas iniciais, correspondentes à aquisição da imagem e ao pré- processamento do sinal captado são semelhantes para todos os processos.
     A aquisição de uma imagem está ligada diretamente ao processo de captura e digitalização da imagem do olho de uma pessoa, usando um sensor específico. Este processo gera uma imagem semelhante a uma imagem fotográfica normal.
     A captação da melhor imagem requer que  a íris se encontre em um plano ortogonal ao do sensor, com o globo ocular devendo permanecer estático. Também é importante que haja uma minimização dos reflexos a fim de reduzir o ruído que estes produzem na imagem.É fundamental que as imagens capturadas da íris sejam de alta qualidade.
     Quando um aparelho identificador de íris é produzido, é preciso que sejam levados em consideração três aspectos de captura: o sistema de luz, que utiliza a luz infravermelha devido ao fato de que, além de ser invisível ao usuário e por isso não incomodá-lo, é a que melhor captura informações relacionadas à textura da íris, independentemente da cor dos olhos; o sistema de posicionamento do indivíduo; e o sistema físico de todo o ambiente de captura.
graphic
Figura 5.Captura da Imagem