4.3. Tecnologias e Aplicacoes
     O reconhecimento pela íris já foi bastante explorado por Hollywood em seus filmes futuristas. Desde 1997, a LG tem sido uma das direcionadoras da comercialização da tecnologia de reconhecimento de íris. O LG IrisAccess, mostrado na figura abaixo, agora em sua terceira geração, é encontrado em vários continentes, em milhares de locações, autenticando a identidade de milhões de pessoas.
graphic
Figura 12. Aparelho da LG, LG IrisAccess
     A tecnologia de sistemas de identificação utilizando o reconhecimento de íris também está sendo usada em aparelhos móveis, como os celulares, por exemplo. A empresa japonesa OKI Electric desenvolveu um sistema desse tipo, porém apresentando um diferencial: os sistemas até então existentes utilizam scanners especiais para a captura da imagem da íris, enquanto que o sistema da OKI pode utilizar as câmeras presentes nos celulares. Estas câmeras devem possuir resolução superior a 1 MPixel, focando a íris de forma a obter  uma imagem com pelo menos 100 pixels  de diâmetro. O Microsoft Visual Studio é a ferramenta de desenvolvimento recomendada pela OKI, e sua solução para reconhecimento de íris garante alto grau de proteção sem a necessidade de carregar leitores caros, volumosos e complicados de utilizar, e permitindo o armazenamento e transporte de grandes quantidades de informação, tanto pessoal como corporativa. A tecnologia já está disponível e a OKI estima que os primeiros equipamentos a utilizar estejam no mercado no início de 2008.
graphic
Figura 13. Reconhecimento de Íris em aparelhos móveis
     A Hewlett Packard também utiliza a tecnologia de reconhecimento de íris em um sistema chamado T-PASS™ (Teacher-Parent Authorization Security System), desenvolvido com o objetivo de aumentar a segurança de estudantes e escolas, reduzindo os custos administrativos relacionados à entrada e saída dos estudantes, ao realizar a identificação de funcionários, pais, vigias e visitantes.