1.1. Biometria
     Biometria trata-se de uma ciência focada  em medições relacionadas às características intrínsecas aos indivíduos, sejam elas físicas ou de comportamento. Pode ser utilizada tanto para identificação como para autenticação, num processo de reconhecimento de identidade.
     Existem algumas diferenças entre os processos de identificação e de autenticação. A autenticação consiste na verificação da veracidade da identidade de uma pessoa, isto é, se a pessoa é realmente quem ela diz ser, sendo efetuada através de uma comparação realizada de 1 para 1, dentre as amostras do sistema. A identificação relaciona-se com a descoberta de um indivíduo, a partir de um conjunto de N indivíduos, e é efetuada com base na comparação realizada de 1 para N, de forma a tentar extrair alguma correspondência com as amostras presentes na base de dados.
     A utilização das impressões digitais como meio de identificação dos indivíduos foi, no século XIX, a primeira aplicação das técnicas da biometria, devido ao fato de que a impressão digital é uma característica  do ser humano que se mantém inalterada com o passar do tempo. Isso deu margem a novas pesquisas relacionadas à utilização de outros traços característicos, em busca de novos e avançados dispositivos reconhecedores e de identificação. Atualmente, existem diversos tipos de medidas nessa área, como por exemplo, reconhecimento de íris, de faces, de voz, de retina, impressões digitais e geometria da mão, como pode ser visto na figura abaixo.
     Inicialmente, os sistemas biométricos eram utilizados apenas em sistemas de alta segurança. No entanto, as pesquisas contínuas na área, paralelamente ao avanço da tecnologia, e o conseqüente barateamento dos sistemas, estão deixando de ser fatores limitantes para a expansão da aplicação das técnicas biométricas.
     Diversos fatores também devem ser levados em consideração quando da utilização de sistemas biométricos: aceitação por parte dos usuários, facilidade de uso, custos e maturidade  da tecnologia.

graphicgraphicgraphic
Figura 1. Reconhecimento de Íris, Impressão Digital e Geometria da Mão