2.1. Caracteristicas
     O olho humano caracteriza-se pelo formato de um globo, localizando-se em uma cavidade óssea, na face. Protegido pelas pálpebras, possui aproximadamente 25 milímetros de diâmetro. Constitui o órgão da visão, sendo responsável por captar, através da córnea, a luz refletida pelos elementos que estão à nossa volta. Esta luz chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Penetrando no globo através dessa abertura, atinge o cristalino, que funciona como uma lente responsável pela focalização. Os raios luminosos são então convergidos para determinado ponto da retina, onde milhões de células fotossensíveis são responsáveis por enviar um impulso para o cérebro através do nervo óptico.
     Os principais componentes do olho humano possuem sua descrição apresentada abaixo:
     CÓRNEA: trata-se de uma membrana de aspecto transparente, cuja localização é em frente à  íris. Sua função é permitir a entrada de raios de luz no olho e, através disso, possibilitar a formação da imagem nítida na retina.
     ÍRIS: pode ser descrita como um círculo que apresenta cor, possuindo um orifício central, chamado PUPILA. É também conhecida popularmente como “menina dos olhos”. Possui como função o controle da quantidade de luz capaz de entrar no olho: um ambiente que apresente luz com muita intensidade faz a pupila se fechar. Já um ambiente que possua luz com pouca intensidade faz a pupila dilatar-se.
     CRISTALINO: trata-se de uma lente biconvexa, de aspecto transparente, com  flexibilidade suficiente para ser capaz de ajustar sua forma. Está localizado atrás da íris e possui como função focalizar os raios de luz diretamente para um ponto específico da retina.
     RETINA: é uma camada com terminações nervosas, localizada na parte interna do globo ocular. Nela encontram-se as chamadas células fotorreceptoras. Estas células são classificadas como cones, que são responsáveis pela visão central e pela visão de cores, e como bastonetes, que são responsáveis pela visão periférica e pela visão noturna. A retina possui como função transformar  estímulos luminosos em estímulos nervosos, para que sejam enviados para o cérebro pelo nervo óptico, e assim, possam ser transformados em visão.
     COROÍDE: trata-se de uma camada intermediária, responsável por nutrir a retina, apresentando grande quantidade de vasos sangüíneos.
     HUMOR VÍTREO: substância de textura viscosa e aspecto transparente, localizada entre o cristalino e a retina.
     HUMOR AQUOSO: substância líquida e  transparente, localizada no espaço entre a córnea e a íris. Nutre a córnea e o cristalino, sendo também responsável por regular a pressão interna do olho.
     ESCLERA: Corresponde à  parte branca do olho, apresentando como função a proteção ocular.

graphic
Figura 3. Olho em corte