Verificação de Locutor x Identificação de Locutor

A biometria de voz, também conhecida como Reconhecimento de Locutor, pode ter duas aplicações distintas: A verificação de Locutor e a Identificação de Locutor.

No primeiro caso, o objetivo é a autenticação de uma pessoa, ou seja, faz-se uma verificação de modo a ter certeza de que a pessoa é mesmo quem ela diz ser, apenas pela sua voz.  A tarefa do sistema é a de fazer uma decisão binária à respeito da identidade da pessoa em questão. Para isso, a última deve fornecer ao sistema, de forma prévia, um pedido de identidade (entrando com uma senha, por exemplo). Em seguida, a pessoa fala em um microfone algo, que pode ser uma elocução fixa, pré-determinada (Sistemas que usam elocuções pré-determinadas para autenticação são chamados de dependentes de texto) ou ainda uma elocução qualquer (Sistemas que não determinam uma elocução de forma prévia são chamados de independentes de texto).

No segundo caso, o objetivo é identificar o indivíduo que fala, através da comparação da  elocução de entrada com vários conjuntos diferentes presentes na base de dados, fazendo, enfim, uma decisão a respeito da identidade do indivíduo em questão, se ele pertence ou não a um determinado grupo ou ainda se ele é desconhecido para o sistema.

 

 

 

 

 

 

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