5. Verificação Estatística

A etapa de verificação estatística corresponde à última etapa em um sistema de verificação de locutor. O processo consiste em um problema de classificação binária (que envolve duas classes, aqui tomadas como C1 e C2). Considerando α1 e α2 como decisões a serem tomadas, podemos escrever os seguintes riscos condicionais representados na equação 5.1.



Text Box: (equação 5.1)

 

 

,onde o  corresponde a uma observação.

Logo α1 corresponderá a uma decisão positiva se e somente se:


               



Considerando a relação apresentada acima e a regra de decisão de Bayes apresentada em seção anterior, é possível então deduzir a equação 5.2.

 

Text Box: (equação 5.2)

               

 

Considerando a classe C1 como correspondente a uma aceitação de determinado locutor, a equação 5.2 representa uma regra de decisão, onde τ , corresponde a um valor pré-determinado, de maneira teórica ou experimental.

Logo, sempre que se verificar a condição imposta na equação 5.2, o locutor em questão será aceito. Caso contrário, ele será rejeitado.

As medidas de acurácia do sistema, então, serão medidas através das taxas de aceitação falsas e taxas de rejeição falsas.

Uma aceitação falsa consiste em classificar como da classe  C1 (locutor foi aceito por quem diz ser) um locutor que, na realidade, pertence à classe C2 (locutor não é quem diz ser). Neste caso, um impostor será aceito pelo sistema.

Já uma rejeição falsa consiste em classificar como da classe C2 um locutor que, na realidade, pertence à classe C1.  Neste caso, o sistema cometerá o erro de não aceitar alguém que entrou com seu próprio pedido de identificação.

 

Top