6. Conclusões

A biometria de voz, como já mencionado na introdução deste trabalho, quando comparada a outros tipos de biometria, consiste no método menos invasivo e mais viável, uma vez que faz uso apenas de um microfone, não necessitando de nenhum outro componente de hardware, além de poder usar a linha telefônica.

Além disso, a biometria de voz pode ser utilizada através de qualquer tipo de rede de comunicação como redes privadas virtuais (VPN) com fios ou sem fios, telefones móveis ou mesmo VOIP.

Existem algumas desvantagens no que concerne os sistemas de verificação de locutor, uma vez que ele necessita de um pedido prévio de identificação por parte do locutor, de modo que ele não tenha que revelar uma senha em voz alta. Desse modo, o usuário pode demorar mais tempo para utilizar o sistema, além do sistema poder estar sujeito a fraudes.

Apesar das desvantagens apontadas na introdução deste trabalho, estão sendo implementados novos algoritmos, de certa maneira, mais robustos, que fizeram aumentar a acurácia desses sistemas,  fazendo com que o método de biometria de voz obtenha vantagens sobre outros métodos de biometria mais invasivos e menos econômicos.

 

Top