Descrição do Sistema

A implementação de um sistema de verificação de locutor envolve basicamente duas etapas: a etapa de treino e a etapa de teste.

Na etapa de treino, devem ser fornecidos ao sistema conjuntos de elocuções correspondentes a um mesmo locutor, elocuções estas que serão usadas para treinamento de um modelo dependente de locutor.

Esse modelo é, então, guardado em uma base de dados, com todos os demais modelos (correspondentes a cada locutor que o sistema poderá reconhecer) e ainda todas as formas de identificação “primárias” (senhas, por exemplo) de cada usuário e esta base de dados servirá de entrada para a parte de teste do sistema.

Na fase de teste, o usuário deverá fazer um pedido de identidade (entrando com a sua senha, por exemplo) e, então o sistema fará uma requisição para que o usuário entre com uma elocução. Em seguida, o sistema fornecerá,como saída, uma pontuação para a elocução do usuário, baseada em comparações feitas com os modelos presentes na base de dados.

A etapa final será realizar uma decisão, que se baseará na pontuação fornecida pelo sistema. Se ela for igual ou maior do que um valor pré-estabelecido, decide-se aceitar o locutor em questão. Caso contrário, o sistema rejeita o locutor.

Todas as etapas aqui explicitadas, podem ser verificadas, de forma mais clara, através do diagrama abaixo.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Text Box: Figura 3.1.1 – Descrição da implementaçaõ de um sistema de verificação de locutor  Figura adaptada de [1]

 

 

Top