Biometria de Voz - Motivação e Aplicações

A biometria corresponde a processos de identificação de indivíduos, baseados em suas características comportamentais ou fisiológicas, com aplicações no controle de acesso a redes.

Dentre os vários tipos de biometria existentes, a biometria de voz  consiste em um processo de identificação através da verificação de características comportamentais de um indivíduo, através da avaliação de uma elocução do mesmo, comparando-a a amostras (também chamadas  voice-prints) previamente guardadas em uma base de dados. Isso é feito através do uso de algoritmos de classificação para reconhecimento de padrões.

A implementação de um sistema para uso em biometria de voz pode ser dividida em alguns passos, o que envolve gravação de elocuções para geração de uma base de dados, pré-processamento, extração de parâmetros do sinal de voz e, por fim, uso de algoritmos de classificação para reconhecimento de padrões.

Analizando as vantagens do uso de biometria de voz em relação aos outros métodos existentes como escaneamento de retina ou escaneamento de íris, é possível dizer que ele corresponde a um método não-invasivo, que pode ser feito de forma remota, através da internet ou de um telefone. Além disso, o método de biometria por voz, mostra-se bastante econômico e mais viável, quando comparado a outros métodos, uma vez que não necessita de dispositivos especiais, podendo fazer uso de um telefone ou um microfone conectado a um computador apenas.

No entanto, sistemas implementados para uso em biometria de voz possuem desvantagens como a sensibilidade ao ruído, variações de canal e variações comportamentais humanas, o que corresponde a variações na maneira de falar devido a condições emocionais extremas ou mesmo a um simples resfriado. Um dos objetivos seria, então, o desenvolvimento de sistemas, de alguma forma, robustos a esses tipos de variações.

 

 

 

Top