7. Capítulo VII – Protocolo de Sinalização H323




Neste capítulo será feito um resumo do que é o padrão H.323. Este resumo fornece uma visão geral do padrão H.323, de seus benefícios, de arquitetura, e de aplicações.

O padrão H.323 fornece uma fundação para transmissões de dados, áudio e vídeo através de redes IP, incluindo a Internet. Ao seguir as regras do H.323, os produtos e as aplicações de multimídia dos múltiplos fabricantes podem operar entre si, permitindo que os usuários comuniquem-se sem se preocupar com a compatibilidade. H.323 é a chave para produtos baseados em LANs para aplicações de consumidores, negócios, entretenimentos, profissionais.

O H.323 é uma recomendação da União Internacional de Telecomunicações (ITU), que seta padrões para comunicações multimídia em redes locais (LANs) que não proporcionam uma qualidade garantida do serviço (QoS). Estas redes dominam hoje os escritórios de empresas. Conseqüentemente, os padrões H.323 são peças importantes para uma nova escala aplicações colaborativas, baseadas em LANs para comunicações multimídia.

Este padrão é abrangente nesse escopo e inclui dispositivos autônomos e a tecnologia embarcada em computadores pessoais, assim como em conferências multiponto e ponto a ponto. O H.323 também endereça controle de chamadas, gerência de multimídia, e gerência de largura de banda, assim como a interface entre LANs e outras redes.

O H.323 é parte de uma série maior de padrões de comunicações que permitem videoconferências através de uma gama de redes. Conhecido como H.32X, esta série inclui o H.320 e o H.324, que se dirigem a comunicações de ISDN (integrated services digital network) e de PSTN (Public Switched Telephone Network), respectivamente.
7.1 - Porque H.323 é importante

A recomendação H.323 é detalhada, contudo flexível, e pode ser aplicada aos aparelhos exclusivamente de voz e às estações completas para videoconferência, entre outras. As aplicações H.323 são ajustadas para crescer no mercado por diversas razões.

O H.323 ajusta padrões para as infra-estruturas de multimídia existentes (isto é redes IP). Projetado para compensar o efeito da latência altamente variável das LANs, o H.323 permite que os clientes usem aplicações de multimídia sem mudar sua infra-estrutura de rede.

Por fornecer interoperabilidade entre dispositivos, aplicações, fabricantes, ele é de grande valia para os usuários de equipamentos que necessitam de certas aplicações.
Os PCs estão se tornando plataformas mais e mais poderosas de multimídia devido a processadores mais rápidos, a instruções avançadas, e a poderosos chips aceleradores de multimídia. Com o H.323 o fluxo da rede pode ser controlado, isto é, o gerente de rede pode restringir a quantidade de largura de banda da rede disponível para conferências. A sustentação do multicast reduz também exigências da largura de banda.

O H.323 tem a sustentação de muitas companhias e organizações de comunicações, incluindo Intel, Microsoft, Cisco, e IBM. Os esforços destas companhias gerarão um nível mais elevado da consciência no mercado.
7.2 - Benefícios-chave do H.323
7.2.1 - Padrões de Codec

O H.323 estabelece padrões para a compressão e o descompressão de streams de dados de áudio e vídeo, assegurando-se de que o equipamentos de fabricantes diferentes tenham alguma área de sustentação comum.
7.2.2 - Interoperabilidade

Os usuários querem se comunicar sem se preocupar com a compatibilidade no ponto de recepção. Além de assegurar-se de que o receptor possa descomprimir a informação, o H.323 estabelece métodos para que os clientes destinatários informem suas potencialidades ao remetente.
7.2.3 - Independência Da Rede

H.323 é projetado funcionar no topo das arquiteturas de rede comuns. A partir do momento que a tecnologia das redes evolui, e as técnicas de gerenciamento de largura de banda melhoram, as soluções baseadas em H.323 poderão tirar proveito destas potencialidades realçadas.
7.2.4 - Independência da plataforma e da aplicação

O H.323 não está amarrado a nenhum hardware ou sistema operacional. As plataformas que seguem as regras do H.323 estarão disponíveis em muitos tamanhos e formas.
7.2.5 – Suporte a multiponto

Embora o H.323 possa suportar conferências de três ou mais pontos sem requerer uma unidade de controle especializada, as MCUs (multipoint control units) fornecem uma arquitetura mais poderosa e mais flexível para hospedar conferências multiponto.
7.2.6 - Gerência da largura de banda

O tráfego de áudio e vídeo é intenso e poderia obstruir a rede corporativa. O H.323 dirige-se a este assunto fornecendo a gerência da largura de banda. Os gerentes de rede podem limitar o número das conexões H.323 simultâneas dentro de sua rede ou a quantidade de largura de banda disponível às aplicações H.323. Estes limites asseguram que o tráfego crítico não seja ultrapassado.
7.2.7 - Sustentação de Multicast

O H.323 suporta o transporte do multicast em conferências multiponto. O multicast emite um único pacote a um subconjunto de destinos na rede sem repetição. Em contraste, no unicast emite múltiplas transmissões ponto-a-ponto, quando o broadcast emite a todos os destinos. No unicast ou no brodcast, a rede é usada sem eficiência por os pacotes serem replicados por toda a rede. A transmissão multicast usa a largura da banda mais eficientemente desde que todas as estações no grupo do multicast leiam um único stream de dados.
7.2.8 - Flexibilidade

Uma conferência H.323 pode incluir destinatários com potencialidades diferentes. Por exemplo, um terminal com potencialidades de áudio somente pode participar em uma conferência com terminais que têm potencialidades do vídeo e/ou dos dados.
7.2.9 - Conferencias entre redes

Muitos usuários querem conferenciar de uma LAN a um local remoto. Por exemplo, o H.323 estabelece meios de ligar sistemas desktop baseados em LANs com os sistemas do grupo ISDN. O H.323 usa tecnologias de codec de diferentes padrões de vídeo- conferências para minimizar os atrasos de processamentos e prover uma performance otimizada.