1. Capítulo I – Introdução



A transmissão de voz em tempo real via IP, conhecida como “Voice over IP” (VoIP), vem atraindo muita atenção da parte de todas as empresas interessadas em investir em novas tecnologias para Internet.  A "Given International Corporation" prevê que o mercado de telefonia na rede irá crescer vertiginosamente nos próximos anos. Enquanto que a empresa inglesa "Tarifica" estima uma perda da ordem de bilhões de dólares em ligações internacionais pela AT&T em favor da telefonia na rede.

A razão para tamanha atração e conseqüentes previsões otimistas em torno do fenômeno VoIP vem da constante procura de melhorias e redução do custo das comunicações por voz feitas para longas distâncias. Quanto mais a telefonia via IP abre a estrada para o novo e melhora os sistemas de transmissões, como por exemplo, as vídeo- conferências, ela possibilita uma revolução na interação e operabilidade em todos os níveis.

O crescimento e a forte implantação das redes IP, tanto locais como externas, o desenvolvimento de técnicas avançadas de digitalização de voz, mecanismos controle e priorização do tráfego, protocolos de transmissão em tempo real, assim como o estudo de padrões novos que permitem a qualidade no serviço nas redes IP, criaram uma atmosfera onde é possível transmitir a telefonia via IP.

Se a todo esse precedente, é adicionado o fenômeno da Internet, que tem um grande potencial econômico, a conclusão fica clara: O VoIP (Voz sobre IP) é um tema quente e estratégico para todas as companhias.

A telefonia sobre IP abre um espaço muito importante dentro do universo que é Internet. É a possibilidade de nos comunicarmos a custos mais baixos dentro e fora das companhias, é a porta de entrada de serviços novos até hoje, apenas imaginados e é a forma de combinar uma página de Internet com, por exemplo, a atenção ao vivo e direta de um call- center, entre muitos outros benefícios. Lentamente, a telefonia sobre IP está fazendo um exame do terreno... e todos querem tê-lo.