4. Capítulo IV – Aplicações do VoIP




     Neste capítulo serão abordadas algumas das presentes aplicações do VoIP, como por exemplo as comunicações de telefone para telefone, de pc para telefone e de telefone para pc, além de mostrar uma análise comparativa entre os gateways de VoIP.

Os gateways de VoIP são para as comunicações de telefone para telefone, telefone para PC ou PC para telefone. Eles fazem a transição entre a Internet e a PSTN. Estes gateways, por possuírem placas de processamento de voz, eles permitem a comunicação via telefones comuns.

Tais gateways para telefonia IP aumentaram a economia e beneficiaram as características de VoIP a qualquer um que tem um telefone conectado à rede normal de telefonia à comutação de circuito (PSTN). O conceito é simples: os gateways manipulam as transmissões vocais (mas também do fax) da rede PSTN e as converte para a rede à comutação de pacotes (e vice-versa).



graphic





Na figura, o início de uma sessão é descrito como funciona em comunicações telefone para telefone. Nós supomos que o cliente A quer se comunicar com o cliente remoto B que, como é muito distante pertence a um outro PSTN geralmente. "A" conecta- se ao gateway de VoIP interno e este a sua própria rede local PSTN. Para que sejam operados, de fato, os gateways são vistos pela PSTN como um número de telefone simples.
gateway exige a ligação com o número do telefone que o cliente A quer se comunicar (o mesmo que aconteceria se a ligação fosse feita de um telefone normal). Ao ser recebido tal número, o gateway consultará várias tabelas a fim de localizar um outro gateway local de VoIP ao cliente de B. Isto de acordo com o gateway, tentará pelo telefone estabelecer o início de uma sessão que chama B ao interior de sua PSTN. Assim que o início de uma sessão for estabelecido, a voz viaja no meio A para o B, saindo de uma PSTN, entrando na Internet e sucedendo de algum jeito a fim chegar à outra PSTN.

Já que as comunicações de telefone para telefone demandam dois gateways do mesmo tipo situados bem distantes um do outro, os gateways de VoIP levam vantagem, por exemplo, nas comunicações entre escritórios de uma mesma companhia que possua filiais remotas.

A comunicação, no entanto continua amarrada à presença, ou ainda menos, ao interior de duas redes PSTN, aos gateways de VoIP. Se tais gateways não estiverem eficazmente presentes ao interior da PSTN local, todas as vantagens de custo que seriam proporcionadas, ficam reduzidas. Muitos grupos empresariais, como o Free World Dialup e o Delta three, entretanto estão usando-os a fim reunir e para cooperar entre eles todas as vantagens que oferecem o serviço de telefonia por IP através de gateways. Desta maneira, a probabilidade de encontrar um gateways de VoIP no interior da PSTN remota a que seria comunicar, aumenta consideravelmente.

O uso de gateways de VoIP para telefonia do PC para telefone também está tornando-se mais e mais popular. Na figura esta possível configuração funcionaria da seguinte maneira: O cliente com o software de telefonia chega ao gateway de VoIP e daí para a rede PSTN local. 
Muitas organizações que controlam centros da chamada (call centers), permitem o acesso da rede a tais centros através, exatamente, do uso de gateways de VoIP. Qualquer um tque tenha um software de telefonia pode conseqüentemente aproveitar todas as ofertas de serviços do centro da chamada.