2. Capítulo II – Um pouco de história
2.1 - O Passado

A mais de trinta anos atrás a Internet não existia. Comunicações interativas eram feitas apenas através da linha telefônica, que é uma rede de comutação de circuitos. Com isto, pode-se dizer que uma chamada de telefone reserva um "circuito físico" entra a origem e o destino da chamada, durante a duração da chamada telefônica. Com isso, a transmissão de dados era cara (para longas distâncias) e não era pensado em interações de vídeo.
2.2 – O Ontem

A alguns anos se percebeu o aparecimento de algumas coisas interessantes: PCs para as grandes massas, novas tecnologias para comunicação (como telefones celulares) e a grande rede: Internet; as pessoas começaram a se comunicar por meio de novos serviços, como e-mail, chats, etc. e os negócios oferecidos via Internet têm possibilitado às pessoas a comprarem com apenas um click.
2.3 - O Hoje

Hoje podemos ver uma verdadeira revolução no mundo das comunicações: todos usam PCs e Internet par fins de trabalho ou em seu tempo livre para se comunicar , trocar dados (imagens, sons, documentos) e, às vezes, para falar uns com os outros usando aplicativos como o “Netmeeting” ou “Internet phone”. Com isso, começa a se difundir a idéia de, no futuro, podermos nos comunicar em tempo real usando esta mesma rede. Este seria o VoIP.
2.4 - O Amanhã

Nós não podemos saber o futuro, mas podemos imaginá-lo com vários computadores, Internet em quase todos os lugares em alta velocidade e pessoas falando (áudio e vídeo) em tempo real. Nós precisamos saber apenas quais serão os meios que possibilitarão esta realidade. Uma das promessas para que isso se concretize é o VoIP.