9. Apêndice A – Perguntas e Respostas


1) Qual a principal vantagem no uso do VoIP ?
R: Realizar ligações de longa distância com o pagamento de tarifas locais, o que acarreta uma grande economia, principalmente em grandes corporações.


2) Explique, de forma sucinta, uma ligação entre dois pontos por meio de uma rede IP.

R: O cliente A quer se comunicar com o cliente remoto B que, como é muito distante, pertence a um outro PSTN geralmente. "A" conecta-se ao gateway de VoIP interno e este a sua própria rede local PSTN. Para que sejam operados, de fato, os gateways são vistos pela PSTN como um número de telefone simples. O gateway exige a ligação com o número do telefone que o cliente A quer se comunicar (o mesmo que aconteceria se a ligação fosse feita de um telefone normal). Ao ser recebido tal número, o gateway consultará várias tabelas a fim de localizar um outro gateway local de VoIP ao cliente de B. Isto de acordo com o gateway, tentará pelo telefone estabelecer o início de uma sessão que chama B ao interior de sua PSTN. Assim que o início de uma sessão for estabelecido, a voz viaja no meio A para o B, saindo de uma PSTN, entrando na Internet e sucedendo de algum jeito a fim chegar à outra PSTN.


3) Qual o principal fator que causa atraso nas comunicações por comutação de pacotes?
R: O principal fator de atraso nas comunicações por comutação de pacotes consiste nas filas que se formam nos roteadores ao longo do caminho do pacotes do remetente ao destinatário.


4) O que faz o protocolo RSVP para melhorar a QoS no uso do VoIP?
R: Este protocolo funciona de modo a reservar uma parcela certa da banda apenas para as aplicações que demandem respostas em tempo real, que é o caso do VoIP. Cada roteador que suporta tal protocolo tem a habilidade de reconhecer perfeitamente a prioridade nos pacotes que estão enfileirados, distinguindo entre aqueles urgentes (pacotes real-Time) e aqueles menos, agindo conseqüentemente.

5) Por que o método de compressão PCM, apesar de ter a maior MOS, não é utilizado?
R: Ele não é utilizado pois não comprime tanto o dado quanto os outros métodos, ocupando assim  uma maior banda.