Conceitos Básicos

Internet

Aplicações
- Freenet
- Gnutella
- Napster

Tecnologias de base

MANET

Conclusões

Referências

Links

FAQs

Contatos
William Roger wroger90@ig.com.br


Introdução às Redes Peer-to-Peer (P2P)

Publicado em 11 de junho de 2003
Última revisão em 11 de junho de 2003


Internet

A idéia de compartilhar recursos entre computadores surgiu e confunde-se com a própria definição de rede e da Internet. O objetivo desta seção é trazer uma visão cronológica das mudanças sofridas pela Internet e da própria evolução do uso das redes, que hoje passam a levar em conta o poder de computação não só dos grandes servidores como também dos milhões de PCs conectados à Web. Esse é o terreno fértil para P2P.

A Internet foi originalmente concebida no final dos anos 60 como um meio de comunicação entre máquinas que compartilhavam recursos como iguais. A ARPANET possuia alguns hospedeiros independentes que não eram tratados como mestres e escravos ou clientes e servidores, mas como pares de mesma importância [Mina00].

Naquela época mesmo as "killer apps" FTP e Telnet, apesar de serem intrinsecamente tipo cliente-servidor costumavam ser utilizadas simetricamente pois os hospedeiros assumiam hora o papel de cliente hora o de servidor. A rede servia principalmente para cooperação entre pesquisadores e compartilhamento de recursos mutuamente entre os sites, as exigências de segurança estavam muito aquém das em uso hoje após o lançamento comercial da Internet.

A partir do meado dos anos 90 o público em geral passou ter acesso à Internet com isso transformando a rede em poderoso meio de comunicação de massa e comércio. Com isso os requisitos de segurança tornaram-se mais imperativos, o número de "Firewalls" aumentou em ordem de grandeza , a rede então transformou-se em território 'particionado' com hierarquias bem definidas entre os internautas e os sites.

Os milhões de internautas típicos enviam e recebem emails, visitam páginas web e compram coisas, para esses usos os aplicativos são baseados em protocolos cliente-servidor onde o cliente, que não tem necessariamente um endereço definitivo, inicia a sessão com um servidor, de endereço conhecido, baixa alguns dados e desconecta.

A partir dessa demanda a Internet cresceu e orientou sua infra-estrutura ao suporte de arquiteturas cliente-servidor principalmente por parte dos 'Provedores de Acesso' onde prepondera o tráfico em uma direção, assimétrico.

Entretanto, outro movimento que alavancou a popularização da Internet foi o da indústria de computadores pessoais que aprimorou e baixou em muito os custos dos equipamentos. Os PCs passaram a ter capacidade de processamento e armazenamento ampliadas em ordem de grandeza na última década . Os modens também acompanharam essa tendência e o uso de equipamentos ADSL tornou-se comum.

Por fim as operadoras de telecomunicações prevendo um mercado favorável ampliaram em muito seus "back-bones" aumentado a oferta e tornando mais acessível uma grande quantidade de banda passante.

Neste cenário de modens rápidos e PCs poderosos emplacaram as primeiras aplicações de massa, com milhões de usuários, e surgiram logo as discussões sobre direitos autorais e licenças dos arquivos compartilhados pela primeiras redes P2P.

Em resumo temos:

Condições Favoráveis : Potencialidades dos hosts, oferta de banda passante;
Condições Desfavoráveis : Infra-estrutura assimétrica, aspectos legais e éticos.

<< Anterior -- Topo -- Próxima >>