Conceitos Básicos

Internet

Aplicações
- Freenet
- Gnutella
- Napster

Tecnologias de base

MANET

Conclusões

Referências

Links

FAQs

Contatos
William Roger wroger90@ig.com.br


Introdução às Redes Peer-to-Peer (P2P)

Publicado em 11 de junho de 2003
Última revisão em 11 de junho de 2003


Napster

Originalmente o Napster foi desenvolvido por Shawn Fanning em 1999 enquanto calouro na Universidade Northeastern.

O Napster possibilita que qualquer par possa anunciar os arquivos MP3 que dispõe em sua máquina e baixar arquivos MP3 de outras máquinas conectados ao servidor Napster.

Em sua arquitetura ele é um P2P híbrido, devido à presença do servidor. O sucesso foi tal que em [Geof01] encontramos referências de final de 2000 para 10.000 músicas trocadas por segundo, mais de 100 usuários tentando conectar por segundo e um público total de 75 milhões de usuários. http://news.cnet.com/News/Pages/Special/Napster/napster_patel.html

Ele também possui alguns outros recursos como mensagem instantânea, salas de bate papo , grupos de amigos e informativos sobre música.

Estruturalmente ele era uma versão de NFS "network file system" comum em LANs para Web.

Nos arquivos de em MP3 o áudio e os metadados com informações sobre (artista, título etc) compõe uma unidade. Tornando eficiente a operação do servidor que gerencia as trocas de arquivos entre os pares, conforme ilustrado no diagrama a seguir:

Dois conceitos são fundamentais para o Napster, NFS Web e uso metadados.

Por decisão judicial e devido à sua arquitetura híbrida o Napster está fora da rede, seu "servidor" foi desativado. Entretanto existem centenas de clones http://www.expert-guides.com/library/filesharing.asp sendo atualmete o imesh o mais popular com cerca de 2 milhões de usuários.

<< Anterior -- Topo -- Próxima >>