Conceitos Básicos

Internet

Aplicações
- Freenet
- Gnutella
- Napster

Tecnologias de base

MANET

Conclusões

Referências

Links

FAQs

Contatos
William Roger wroger90@ig.com.br


Introdução às Redes Peer-to-Peer (P2P)

Publicado em 11 de junho de 2003
Última revisão em 11 de junho de 2003


Conclusões

O conceito de arquitetura P2P pode ser julgado pelo sucesso de seus principais aplicativos, o caso Napster que chegou a ter com 75 milhões de usuários e milhares de "clones" com milhões de outros usuários pode ser um parâmetro de referência.

Ainda existem muitos problemas em aberto, principalmente no que diz respeito à otimizar a forma com que são feitas as buscas para uma estrutura menos predatória de banda , ou seja mais eficiente que as buscas paralelas e em profundidade, conforme visto ao analisarmos o Gnutella e o Freenet.

No caso das MANETS de arquitetura P2P pura o principal problema é o roteamento e diferencia-se das aplicações P2P da Internet pois a busca não é por conteúdo e sim por um duto, por uma conexão entre origem e destino(s).

Também vimos ser possível traçar um paralelo entre aplicações P2P em redes móveis e fixa podendo ser útil a identificação de características comuns dessas redes para um possível intercâmbio de soluções.

Em ambos os casos a definição do número máximo de pares que a rede suporta, (escalabilidade) é um dos principais problemas.

Por fim é sempre bom ter em mente as definições aqui publicadas para que não se confunda cliente-servidor, P2P pura e P2P híbrida.

Existe muita ambigüidade no uso de termos em P2P, é bom ter os conceitos claros para que não se venha a comparar arquiteturas diferentes como iguais.

<< Anterior -- Topo -- Próxima >>