Conceitos Básicos

Internet

Aplicações
- Freenet
- Gnutella
- Napster

Tecnologias de base

MANET

Conclusões

Referências

Links

FAQs

Contatos
William Roger wroger90@ig.com.br


Introdução às Redes Peer-to-Peer (P2P)

Publicado em 11 de junho de 2003
Última revisão em 11 de junho de 2003


Freenet

Freenet nasceu de um projeto iniciado em 1997 por Ian Clarkena na divisão de informática da Universidade de Edinburgh.

Os objetivos do Gnutella e Freenet são diferentes. Enquanto o Gnutella concentra-se em ser um mero aplicativo o Freenet tem objetivos sócio políticos.

Os objetivos do Freenet são basicamente:

  • Permitir que pessoas distribuam material anonimamente;
  • Permitir que esse material seja consultado também de forma anônima;
  • Garantir que seja praticamente impossível a retirada completa do material na rede;
  • Operar sem controle central .
  • Tecnicamente Freenet possui um mecanismo dinâmico de publicação que cria réplicas dos arquivos solicitados nos pares entre o solicitante e o fornecedor. Isso dinamicamente otimiza novas buscas e diminui o número de saltos "hops", uma vez que os pares de interesse comum tendem a estar conectados de forma direta ou próxima. Conforme o diagrama abaixo [Hung02] :

    Além disso também há um controle do tempo de publicação de cada arquivo, o material que passa muito tempo sem ser consultado é excluído da rede.

    Na busca quando o cliente Freenet recebe uma requisição e não pode atendê-la ele a encaminha para apenas um site, "unicast", busca feita em profundidade. Ao contrário do Gnutella que a repassa a todos os seus vizinhos, "multicast". Por isso o Freenet apresenta melhores características de escalabilidade e menor demanda de tráfego. Funciona sobre o TCP ou UDP.

    Mesmo assim ele ainda possui problemas de escalabilidade, conforme o gráfico, obtido de [Free01] que para 100.000 pares o número de saltos de uma requisição passa a ter uma variância muito alta e apesar de manter uma média conservadora a latência de rede passa a variar muito conforme mostra o gráfico abaixo.

    << Anterior -- Topo -- Próxima >>