Conceitos Básicos

Internet

Aplicações
- Freenet
- Gnutella
- Napster

Tecnologias de base

MANET

Conclusões

Referências

Links

FAQs

Contatos
William Roger wroger90@ig.com.br


Introdução às Redes Peer-to-Peer (P2P)

Publicado em 11 de junho de 2003
Última revisão em 11 de junho de 2003


Gnutella

Gnutella iniciou-se numa divisão da América on Line chamada NullSoft. A AOL percebeu que poderia ter futuros problemas de infração de direitos autorais e abortou o projeto. Todavia Brian Mayland , programador, fez engenharia reversa e iniciou um novo projeto desenvolvendo os servents .

A comunicação direta ocorre somente com os sites que o usuário autorizou contato, os dados e requisições irão passar de par a par.

O protocolo utilizado é o HTTP , a procura ocorre da seguinte forma, o site A passa a requisição para o B que por sua vez a registra e caso não possa atender passa para outros, inclusive o C, se o site C puder atender ele envia a resposta para o site B que verifica no registro quem solicitou e encaminha para A.

As requisições tem uma vida útil determinada por quem solicita, tipo 10 saltos "hops", ou seja a requisição pacote só é repassada até o décimos sites em profundidade, daí em diante ela deixa de existir.

Em resumo o Gnutella é um protocolo simples e só define como uma mensagem é passada de um site para outro e como cada site interpreta a "string".

As limitações básicas são a grande quantidade de mensagens trocadas, a latência decorrente e o fato de ser impossível alcançar a rede de forma universal pois o par estará limitado a encontrar informações que estejam restritas ao seu horizonte de busca , busca que é feita em paralelo.

<< Anterior -- Topo -- Próxima >>