Publicado em 11 de junho de 2003
Última revisão em 11 de junho de 2003
Gnutella iniciou-se numa divisão da América on Line
chamada NullSoft. A AOL percebeu que poderia ter futuros
problemas de infração de direitos autorais e abortou o projeto.
Todavia Brian Mayland , programador, fez engenharia reversa e
iniciou um novo projeto desenvolvendo os servents .
A comunicação direta ocorre somente com os sites que o
usuário autorizou contato, os dados e requisições irão passar de par a par.
O protocolo utilizado é o HTTP , a procura ocorre da seguinte forma,
o site A passa a requisição para o B que por sua vez a registra e caso não
possa atender passa para outros, inclusive o C, se o site C puder atender ele
envia a resposta para o site B que verifica no registro quem solicitou e
encaminha para A.
As requisições tem uma vida útil determinada por quem solicita, tipo 10 saltos
"hops", ou seja a requisição pacote só é repassada até o décimos sites
em profundidade, daí
em diante ela deixa de existir.
Em resumo o Gnutella é um protocolo simples e só define como uma mensagem
é passada de um site para outro e como cada site interpreta a "string".
As limitações básicas são a grande quantidade de mensagens trocadas,
a latência decorrente e o fato de ser impossível alcançar a rede de forma
universal pois o par estará limitado a encontrar informações que estejam restritas ao seu
horizonte de busca , busca que é feita em paralelo.
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