Histórico

A criação dos Smart Cards está se deve principalmente a duas ideias. A primeira foi do Dr. Kunitaka Arimura, cientista japonês que, em 1970, preencheu a primeira e única patente do conceito de um Smart Card. Sua ideia era a de unir armazenamento e lógica aritmética em uma única peça de silício. A segunda foi dos engenheiros alemães Jurgen Dethloff e Helmut Grotrupp, com a ideia de embutir circuitos integrados em cartões de identificação. Eles publicaram a patente em 1968. Grotrupp também é famoso por ter sido um dos engenheiros participando do projeto do foguete V2 durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1974, Roland Moreno, inventor independente francês, criou o primeiro cartão com circuito integrado embutido. No mesmo ano, patenteou tanto a sua invenção quanto o dispositivo utilizado para fazer a leitura do cartão. O dispositivo criado por Moreno foi apelidado de “Smart Card” posteriormente. No processo, Moreno fundou a companhia Inovatron, a fim de vender suas ideias.

Três companhias, Honeywell Bull, SGS Thomson, e Schlumberger, já produziam e comercializavam produtos com IC cards em 1977. O Bull CP8, criado por Michel Ugon, então funcionário da Honeywell Bull e produzido pela mesma empresa, foi o primeiro cartão microprocessado (processador e memória). As informações contidas no dispositivos eram acessadas através de um PIN.

Fig 2.1 - Bull CP8
.
Fig 2.1 - Bull CP8

Em 1979, foi desenvolvido pela Motorola, o primeiro microcontrolador de um único chip para uso no sistema bancário francês. Ainda na França, em 1983 surge o Télécarte, o primeiro cartão com lógica integrada a ser usado para ligações telefônicas. Este foi considerado o primeiro “teste de campo” massivo com Smart Cards.

Em 1992, microchips foram implantados em todos os cartões de débito Carte Bleue, na França. O cliente inseria o cartão no leitor do lojista e a compra só era autorizada se o PIN correto fosse digitado.

Em 1993, Europay, MasterCard e Visa (EMV) se comprometem a desenvolver especificações conjuntas para Smart Cards de débito e crédito. A primeira versão das especificações foi publicada em 1994, com atualizações em 1998, 2000 e 2004.

Fig 2.2 - Linha do Tempo dos Smart Cards
.
Fig 2.2 - Linha do Tempo dos Smart Cards