Vantagens e Desvantagens

Nas páginas anteriores pudemos notar que as VPNs possuem uma série de vantagens e desvantagens para quem as utilizam. Tentamos listar, de forma prática, algumas abaixo:

Vantagens:

  • Baixo custo, quando comparadas às redes dedicadas: O fato das VPNs utilizarem a internet como conexão entre os diversos gateways e hosts diminui muito o custo de implementação. De fato, estudos estimam que a redução dos custos, quando uma VPN é utilizada, é maior que 60%, dependendo do caso.
  • Escalabilidade e Flexibilidade: A utilização da rede pública para a comunicação entre matriz, filiais e parceiros comerciais significa também maior flexibilidade e escalabilidade com relação a usuários móveis e mudanças nas conexões.
  • Privacidade: Por simular uma conexão local, as VPNs podem ser utilizadas como ferramenta para esconder a localização geográfica do cliente, que passará a ter um IP com a localização do servidor.

Desvantagens:

  • Velocidade da rede precisa ser alta: Quando o cliente VPN conecta-se com o servidor VPN ele passa a atuar como se estivesse dentro de uma rede local (LAN). Dessa forma, é importante ter uma conexão de alta qualidade para garantir a interoperabilidade dos diversos serviços que podem ser requisitados através dessa rede.
  • Falha no envio local: Quando temos muitos pacotes não enviados por alguma falha no equipamento (cabeamento antigo, por exemplo) o software pode identificar essa situação como um ataque hacker. O túnel VPN é então desfeito e refeito logo em seguida, porém com o mesmo problema acontecendo. Isso ocorrerá em loop e impossibilitará uma conexão estável.
  • Confiança no servidor: Temos muito servidores VPN oferecendo serviços na internet. É importante considerar a confiabilidade desse servidor, uma vez que todos os dados do cliente passarão por ele após implementado o túnel.
  • Utilização do Cliente como porta de ataque das empresas: Um hacker pode acessar a máquina do cliente através do endereço IP original e, a partir daí, conectar-se diretamente ao servidor VPN, tendo acesso a todos os dados da empresa. Uma forma de evitar esse ataque seria configurando o cliente para aceitar somente conexões IPSec, o que impossibilitaria o hacker de realizar o primeiro ataque.