Desvantagens

Uma das maiores desvantagens dos Smart Cards é a questão da segurança. Apesar de serem mais seguros que os cartões de tarja magnética, o nível de segurança não é tão elevado quanto grande parte dos usuários acredita ser. VISA e Mastercard desenvolveram o padrão SET, em 1996, buscando a unificação dos padrões de criptografia utilizados na indústria. Além disto, outros padrões, como o DES, são utilizados para proteger as informações contidas nos Smart Cards. Entretanto, isto não torna os cartões livres de vulnerabilidades e falhas.

Uma outra desvantagem é o fato de os cartões serem capazes de armazenar uma quantidade grande de informações sensíveis. A perda de uma cartão deste tipo, que acumula as funções de débito, crédito, chave de acesso e cartão de identificação, por exemplo, pode gerar grandes inconveniências para o usuário. Além disto, como geralmente armazenam muitas informações sobre o usuário, os Smart Cards são um alvo muito procurado por pessoas mal intencionadas que procuram cometer crimes de falsidade ideológica.

Além disto, os Smart Cards, precisam de um hardware especial para serem utilizados. Isto pode representar um emprecilho para comerciantes ou estabelecimentos que queiram utilizar esta tecnologia.