Aplicações

Atualmente, os Smart Cards são utilizados em uma vasta gama de aplicações distintas. Por serem dispositivos computacionais portáteis com capacidade de armazenamento, eles são versáteis o suficiente para serem utilizados em uma vasta gama de aplicações.

As principais aplicações encontradas no mercado atualmente são:

Verificação de Identidade e Controle de Acesso:

Como os Smart Cards são capazes e armazenar informações sobre uma pessoa, e seu poder computacional permite a execução de softwares de criptografia e autenticação, eles podem ser usados para armazenar informações sobre o portador do cartão. Às vezes, estas informações podem ser cruzadas com leitura biométrica a fim de aumentar o nível de segurança.

Cartões deste tipo também podem ser utilizados para controle de acesso a estabelecimentos, redes, computadores privados, entre outros.

Transações Financeiras:

Os Smart Cards podem ser utilizados para armazenar dinheiro virtual para pequenas compras. Muitas lavanderias, estacionamentos e outros pequenos estabelecimentos comerciais já utilizam este sistema para que seus clientes possam realizar transações financeiras.

Este tipo de uso não se restringe apenas a pequenos estabelecimentos. Grandes empresas e bancos fornecem serviços de cartão pré pagos, que podem armazenar valores em diferentes moedas e são muito utilizados por turistas e pessoas que viajam a trabalho.

Além disto, cartões de crédito, débito e de contas bancárias podem ser oferecidos no formato de Smart Cards, oferecendo mais segurança que os cartões de tarja magnética. O microchip inteligente, presente tanto no cartão como no leitor, é capaz de armazenar procedimentos de autenticação mútua, protegendo clientes e comerciantes de uso fraudulento.

Comunicações:

Smart Cards são utilizados como dispositivos de identificação para celulares GSM. O cartão armazena todas as informações necessárias sobre o cliente, de modo que ele possa ser cobrado corretamente pelo uso. Isto ainda oferece a possibilidade de o cliente passar a utilizar outro aparelho, bastando que ele instale seu chip no novo dispositivo.

Saúde:

Alguns estabelecimentos de saúde utilizam smart cards para armazenar informações do histórico médico de seus pacientes. Estes cartões podem armazenar fotografias ou informações biométricas também.