Exemplos de Utilização

Além dos exemplos citados anteriormente, onde empresas utilizam as VPNs para configurarem conexões similares à intranet e extranet virtuais, uma forma de utilização que vem ganhando bastante força nos últimos tempos é a aplicação desse serviço por pessoas físicas que desejam ter privacidade em suas conexões.

Recentemente, durante a suspensão do aplicativo Whatsapp por determinação judicial, vários usuários utilizaram redes VPNs como forma de esconder a sua localização geográfica para continuar utilizando o serviço através de redes localizadas no exterior.

Esse artifício funciona pois, como vimos anteriormente, ao se conectar à uma rede VPN é criado um novo endereço de IP na sua máquina, que possui a mesma localização do provedor da rede no exterior. A partir desse momento, todo o fluxo de informações que sai da máquina cliente passa pelo túnel, passando obrigatoriamente pelo servidor antes de seguir para a rede externa.

Nesse sentido, muitas pessoas vem utilizando as redes virtuais com diversos objetivos, tais como:

  • Furar barreiras de segurança de empresas
  • Ter acesso a conteúdos de música e vídeo disponíveis apenas em outros países
  • Baixar arquivos Torrent sem correr riscos de ser pego
  • Fugir de sniffers instalados em redes wi-fi de hotéis

Porém, a utilização desse serviço a partir de servidores não confiáveis pode tornar-se extremamente perigosa uma vez que toda a conexão com a internet passa por ali. Na próxima seção serão abordadas as vantagens e desvantagens da utilização de VPN.