Introdução

O que poucos imaginam é que, esta tecnologia não é recente, sendo já utilizada durante a segunda guerra mundial por ingleses e alemães primeiramente, e posteriormente por japoneses e americanos, através dos radares.

A função dos radares era principalmente alertar a aproximação de aeronaves que estivessem próximas, pra que fosse possível uma preparação de defesa contra um possível ataque inimigo, mas os radares sozinhos não conseguiam identificar se os aviões eram de aliados ou de inimigos. Os alemães então descobriram que se os seus pilotos girassem seus aviões quando estivessem retornando à base, iriam modificar o sinal de rádio, que seria refletido de volta ao radar e portanto com esse simples metódo seria possível sua identificação por comportamento único. Sendo assim, considerado o primeiro sistema passivo de RFID.

Sob o comando de Watson-Watt (físico escocês), que além de invertar os radares liderou um projeto secreto inglês, no qual desenvolveram o primeiro identificador RFID ativo, sendo este um sistema que informava se o avião era amigo ou inimigo, conhecido como IFF – Identify Friend or Foe. Seu funcionamento era bem simples, composto de um transmissor em cada avião britânico e quando estes recebiam sinais das estações de radar no solo começavam a transmitir um sinal de resposta, que identificava o aeroplano como aliado. Estrutura semelhante nos RFID's atuais, que utilizam do mesmo princípio físico.

Em meados dos anos 60 a tecnologia RFID estava sendo utilizada para vigilância eletrônica de objetos. Entre os anos de 1970 e 1980 começou a ser usada para rastreamento de animais e na automação industrial. E em 1987, foi a primeira vez em que foi usada diretamente para fins urbanos em coleta de pedágio na Noruega.A partir de então os engenheiros e físicos vem estudando e desenvolvendo avanços nesssa área.

Fig.1- Técnica alemã usada como RFID passivo               Fig.2- Avião Inglês usado na segunda guerra

Fig.3 - Linha do tempo do RFID