Perguntas

1) Qual a principal diferença entre etiquetas ativas e passivas?
Tags ativas tem um transmissor e sua própria fonte de energia. O funcionamento do circuito só se dá com a presença desta alimentação. A fonte é usada para fazer funcionar o circuito do microchip e transmitir um sinal para um leitor. Já por sua vez, as passivas não possuem nenhuma bateria. Elas utilizam apenas a energia emitida pelo leitor, cujas ondas induzem corrente na antena da etiqueta.

2) Se o RFID apresenta diversas vantagens e já é conhecido desde a segunda guerra mundial, por que todas as empresas não investem nessa tecnologia?
Muitas companhias investiram nele para aproveitar suas vantagens. Porém problemas de segurança e privacidade fazem com que certas empresas não optem por seu uso. Outro ponto relevante também é a adoção por parte das companhias de sistemas que utilizam tecnologia proprietária, o que significa que somente aquela determinada empresa vai ter acesso, a não ser que outra empresa utilize o mesmo sistema do fabricante.
Outra razão é o preço. Caso a empresa não se destarte da etiqueta, essa poderá ser reaproveitada indefinidamente, o que é eficiente, em termos de custo. Mas para um sistema funcionar em uma rede de distribuição aberta e não fechada como na situação anterior, este deve ser barato, uma vez que a companhia que coloca a etiqueta em uma caixa ou contêiner dificilmente o receberá de volta.

3) Quais principais riscos à segurança e a privacidade o RFID pode gerar?
Rastreamento de pessoas, obtenção de dados sigilosos por terceiros, revelação de dados pessoais entre outros.

4) Por que um protocolo anti-colisão é essencial na comunicação entre etiqueta e leitor?
Em sistemas RFID é necessário que haja um algoritmo para que isso não ocorra, pois caso não possuisse, este teria sua função principal perdida. Como as etiquetas estão sempre enviando sinais de identificação, há a interferência dos sinais e com isso colisões. Por isso é necessário a presença de um algoritmo eficiente. Sem a identificação de todas as etiquetas na área de leitura o sistema se torna inútil.

5) Cite 3 vantagens e desvantagens da tecnologia RFID.
Vantagens:
Coleta de dados de animais e objetos sem a necessidade de remoção dos mesmos, prevenção de roubos e falsificação de mercadorias, contagem praticamente instantânea do estoque, precisão nas informações e velocidade de envio, localização de itens, animais e plantas, otimização de processos de gestão, vida útil das etiquetas, não há a necessidade de uma aproximação considerável para a leitura do tag, capacidade de armazenamento / leitura e envio de dados.

Desvantagens:
Custo final elevado, invasão de privacidade, falta de segurança, dificuldade de padronização das frequências, processamento e Energia, miniaturização.