Futuro

O RFID é uma das tecnologias que mais vem crescendo e sendo discutida atualmente. Grandes empresas, de diversos ramos investem no sistema RFID devido ao grande número de vantagens apresentados por ele. Entre essas empresas, as de maior destaque são o Wal-Mart, Target e Gillette.

Como será apresentado em Vantagens, as empresas podem utilizar em seu controle de estoque e abastecimeto, garantindo maior rapidez, flexibilidade e eficiência.

Dentre as futuras aplicações do RFID podemos destacar:

Aplicações em Lojas
Uma das possibilidades mais discutidas é o uso desta tecnologia nos mercados afim de extinguir as filas dos mesmos. Funcionaria de forma simples que, ao se conduzir em direção a saída do mercado, todos os produtos seriam lidos através das etiquetas e assim seriam automaticamente debitados de alguma conta escolhida no cadastro.

Devolução de mercadorias
Os consumidores poderão fazer devolução dos produtos sem a apresentação do recibo. Usando apenas a etiqueta identificadora do produto poderá oferecer os dados necessários para que o lojista acesse o sistema central, obtendo diversas informações tais como local, data, hora da compra, informações do comprador e do vendedor.

RFID em celulares
 Com o RFID presente nos celulares será possível fazer compras, reservas e até mesmo obter acesso a diversos lugares utilizando apenas o celular para identificação pessoal , através da leitura e gravação dos dados e posteriomente o envio pra um banco de dados que teria conrole sobre os mais diversos tipos de informação.

Na Internet das Coisas
Com a nanotecnologia, circuitos integrados e o desenvolvimento cada vez mais intenso da "Internet das coisas" os objetos como conhecemos poderão passar a ter identificações eletrônicas, o que facilitaria a detecção nas alterações físicas dos mesmos, à partir de sensores, estimulando por fim a criação de produtos inovadores.

Aplicações em Seres Humanos
Através de um conjunto de sensores, seria possível o monitoramento de algumas características da pessoa: sua temperatura corporal, taxas de glicose e iodo, pressão sanguínea, concentração de hormônios, entre outros. Com uma etiqueta implantada na pele, pela facilidade, ou em outro lugar do corpo, poderíamos transmitir as informações obtidas diretamente para o médico.