Você sabia?

Em 2010, um worm chamado Stuxnet infiltrou-se nas PLCs de usinas de enriquecimento de urânio iranianas e inseriu um rootkit que danificou as centrífugas nucleares.

Topologias

    A partir do conceito de grid apresentado em Grid, é possível dividir uma rede elétrica (electrical grid) em três topologias diferentes:

  • Radial: lembra a estrutura de circulação de sangue do corpo humano. Nessa topologia, a energia é produzida numa substação e vai sendo “ramificada” até chegar ao consumidor final, assim como o sangue percorre o caminho das artérias aos capilares. Apesar de sua simplicidade, os problemas são evidentes, visto que, caso uma substação seja desativada, todos os usuários que dependem dela ficam sem energia.

  • Rede de Malhas (Mesh Grid): visa solucionar o problema da radial, conectando os ramos de diferentes substações. Desta maneira, é possivel garantir o fornecimento contínuo caso uma dessas se desconecte.

  • Rede de Enlace (Loop Grid): caracteriza-se por uma mistura das duas topologias descritas anteriormente. Nesta, cada ramo conecta-se à substação por dois caminhos distintos.