Você sabia?

Estudos mostram que, devido ao melhor rendimento de seus motores, carros elétricos poderiam consumir gasolina para gerar energia elétrica, utilizar esta para promover o torque e ainda assim consumiriam menos combustível.

Disponibilidade

    A disponibilidade é obtida quando um determinado serviço, no caso a energia elétrica, encontra-se protegido de uma interrupção indevida. Uma perda de disponibilidade afeta todos que contam com o serviço e é o fator que mais incomoda o usuário. Não é só a disponibilidade de energia que preocupa, a disponibilidade de informações de preços, por exemplo, também é importante. Um preço desatualizado pode afetar tanto o consumidor quanto a companhia. Acesso aos comandos é também muito importante, principalmente no que diz respeito a reiniciar o medidor após o pagamento da conta ser efetivado. Por um outro lado, o acesso aos dados de consumo não são importante, pois, caso eles estejam indisponíveis, podem ser acessado em outro momento.

    Ataques de negação de serviço (DoS) são aqueles que consomem recursos enviando falsas solicitações para um servidor ou uma rede e ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) são feitos utilizando fontes de ataques distribuídos, tais como aparelhos e medidores inteligentes.

    Quando tratamos de disponibilidade, é possível ressaltar alguns problemas significativos decorrentes de uma perda da mesma. São esses:

  • Uma perda de disponibilidade no sistema de saúde, provocaria danos gravíssimos, podendo custar a vida de pacientes que dependessem de aparelhos elétricos para sobreviver. Todos sabemos que hospitais possuem geradores, mas no caso em que a perda de energia é longa (blackout), os geradores não dariam conta.

  • Sem energia, uma indústria teria diversos de seus setores inutilizados, senão todos. Isto interromperia a linha de produção, o que acarretaria em prejuízos altíssimos.

  • Para os consumidores, poderiam haver inúmeros prejuízos, mas, além disso, aqueda de energia poderia fazer com que estes processassem as companhias.