Você sabia?

Estudos mostram que, devido ao melhor rendimento de seus motores, carros elétricos poderiam consumir gasolina para gerar energia elétrica, utilizar esta para promover o torque e ainda assim consumiriam menos combustível.

Integridade

    A integridade, resumidamente, pode ser definida como o mantenimento de uma informação protegida de mudanças exteriores não autorizadas. Claramente, caso a integridade seja corrompida os danos sao gravíssimos, visto que, muitas vezes, é difícil detectar essa mudança nas informações. Vale ressaltar que a integridade de softwares é bastante importante, já que na falta de, um software comprometido pode controlar qualquer dispositivo e componente da rede.
    No contexto da smart grid, essa perda de integridade pode se manifestar de duas formas principais, sendo elas:

  • Fraude: em um cenário hipotético, em que os usuários tanto consumiriam quanto gerariam energia, uma simples mudança de dados pelo consumidor, fazendo com que a companhia acreditasse que ele estava produzindo energia, traria lucros indevidos ao usuário em questão. Um outro exemplo seria a fraude nas informações de preço vindas das companhias geradoras, visto que, se o consumidor recebe a informação mais baixo do que deveria ser e consome, a companhia fica com prejuízo e se o consumidor recebe a informação do preço mais alto do que deveria ser, ele fica no prejuízo.

  • Roubo: neste caso, seria necessário, somente, que o consumidor alterasse seus dados de forma a diminuir o valor de sua conta.