Você sabia?

Em agosto de 2003, um apagão que atingiu o nordeste dos Estados Unidos e o sudeste do Canadá afetou, afetou 50 milhões de pessoas e culminou em um prejuízo de $4 bilhões e $10 bilhões, respectivamente.

O que é a Grid

    Para começarmos a falar sobre smart grid, primeiramente devemos entender o conceito de grid, uma infraestrutura completa, que engloba: geração, transmissão e distribuição de energia. Estas três operações distintas podem ser classificadas da seguinte maneira:

  • Geração de energia: Uma estação produz energia elétrica, que é levada a uma voltagem elevada, acima de 100 kV, para depois ser colocada nas linhas de transmissão.

  • Transmissão de energia: As linhas de transmissão levam a energia elétrica desde as estações até as companhias encarregadas da distribuição. Devido ao fato dessas linhas percorrerem longas distâncias, algumas vezes atravessando fronteiras, que se justifica a necessidade das voltagens altíssimas.

  • Distribuição de energia: Ao chegar na subestação de distribuição a voltagem é diminuida. Este valor depende da área que será alimentada, podendo variar de 1 kV e 50 kV. Ao chegar em destino final, a voltagem é reduzida à voltagem necessária. Em nossas residências esses valores são normalmente 127 V e 220 V.