Redes Ad Hoc - Protocolos

2. Redes Ad Hoc

Do latim, "Ad Hoc" é uma expressão que significa "para este fim". Geralmente, é utilizada para denominar situações específicas em que os problemas são resolvidos de maneira improvisada. Como visto na seção anterior, uma rede Ad Hoc permite que dispositivos móveis possam formar uma rede em áreas onde não há uma infra-estrutura pré-definida de comunicações, por isso, são chamadas Ad Hoc. Constituem um tipo de configuração de rede de dispositivos (nós) em que não há um nó central para o qual convergem todas as informações vindas dos outros nós, eliminando, assim, a necessidade de um dispositivo roteador central que faça a comunicação da rede com outros destinos. A ligação entre cada nó é independente das outras existentes na rede, de maneira que, se uma ligação falhar, seja por perda de conexão ou falha do próprio dispositivo, as outras ligações continuam funcionando.

Um dos exemplos mais difundidos de rede Ad Hoc é o Bluetooth piconet, onde a conexão é iniciada pelo nó mestre, e os demais tomam o papel de nós escravos, comportando até oito dispositivos interligados.

O exemplo do Bluetooth piconet explicita uma rede Ad Hoc single hop, ou seja, a distância máxima de um nó a qualquer outro dispositivo da rede é de apenas um salto. Entretanto, os protocolos tratados neste trabalho fazem parte de outro tipo de rede Ad Hoc, o MANET (Multihop Ad Hoc Network), no qual se o nó destino encontra-se na vizinhança do nó fonte, este se utiliza de um método single hop para enviar o pacote desejado. Caso isso não ocorra, a informação chega ao nó destino por meio de nós intermediários.

Há outra denominação usada para a sigla MANET, que é Mobile Ad Hoc Networking. Entretanto, qualquer que seja a tradução, o MANET sempre tratará de redes Ad Hoc com nós móveis, ou seja, se conectando via wireless.

A Figura 1 abaixo oferece um exemplo gráfico de um MANET simples:


Figura 2: Exemplo de um MANET

Figura 2: Exemplo de um MANET



Vantagens e Desvantagens

A flexibilidade e conveniência são as principais vantagens desse tipo de configuração de rede, contudo esses mesmos atributos também introduzem suas principais desvantagens. A falta de uma infra-estrutura definida adiciona novas características, complexidades e designs que são específicos pra esse tipo de rede e ainda não estão bem consolidados.

Com o fim de definir as funções, arquiteturas e protocolos específicos para redes Ad Hoc, foi criado o MANET WG (MANET Working Group) que, em 1997, iniciou suas pesquisas nessa área. Após uma década de pesquisas, essa tecnologia ainda não atingiu de forma efetiva o mercado. Por mais que os chips 802.11 (padrão da IEEE para wireless) já estejam difundidos entre os usuários, a parcela que utiliza este em modo Ad Hoc ainda é muito pequena.

É importante lembrar que existem soluções eficientes que se utilizam de redes Ad Hoc, porém estas são de caráter proprietário e destinadas a cenários muito específicos, tais como campos de batalha e recuperação de desastres.

Anterior            Topo da Página            Próximo