Redes Ad Hoc - Protocolos

3. Protocolos de Roteamento

Os protocolos de roteamento são algoritmos que constituem rotinas com o objetivo de mapear a topologia da rede. Esse mapeamento é feito através das tabelas de roteamento, cuja construção, atualização e manutenção variam de acordo com o método de roteamento escolhido.

Devido à natureza dinâmica de uma rede Ad Hoc, os protocolos desenvolvidos para redes cabeadas comuns se mostraram ineficientes nesse tipo de rede e o roteamento ótimo ainda se mostra um desafio, tendo como o consumo de energia e banda, pontos importantes a serem melhorados, além de atingir um bom nível de qualidade de serviço.

Após muitas pesquisas na área, foram propostos vários protocolos de roteamento (citados na Tabela abaixo - Figura 3).

Clique aqui para ver a tabela dos protocolos (Figura 3)

Categorias

Os protocolos citados acima podem ser divididos em categorias, tais como: pró-ativos, reativos (on-demand), híbridos, location-aware e energy-aware.

• Pró-ativos: Neste tipo de protocolo, são enviadas informações e atualizações sobre cada par de nós da rede em intervalos fixos para manter as tabelas de roteamento atualizadas.

• Reativos: Ao contrário dos pró-ativos, estes protocolos estabelecem uma rota ao destino apenas quando há pacotes a serem enviados.

• Híbridos: Combinam características de protocolos pró-ativos e reativos para utilizar vantagens de ambos.

Location-Aware: Se utiliza da posição física (por exemplo, coordendas geográficas) dos nós para estabelecer uma rota.

Energy-Aware: Leva em consideração a energia contida em cada nó para fazer o roteamento. Este tipo de protocolo é particularmente interessante, pois, além de minimizar a energia consumida para enviar um pacote, ele maximiza o tempo de vida da rede.

Pesquisas

Mesmo com o intenso volume de pesquisas, os protocolos propostos para esse tipo de rede ainda não estão bem consolidados e os estudos continuam no sentido de criar uma rede mais robusta e eficiente.

São quatro os protocolos em que as pesquisas estão mais atuantes: AODV e DSR, ambos reativos; OLSR e TBRP, ambos pró-ativos . Os três primeiros serão expostos nos itens 5, 6 e 4, respectivamente.

Anterior            Topo da Página            Próximo