Redes Ad Hoc - Protocolos

6. Protocolo DSR (Dynamic Source Routing)

A principal característica deste protocolo é possuir o melhor desempenho em ambientes onde a velocidade de mobilidade dos nós é baixa, porém este não oferece nenhuma adaptação no caso contrário.

No protocolo DSR, cada nó armazena um cache de roteamento, contendo as rotas conhecidas por este. Sendo do tipo reativo, se os dispositivos do sistema se movem a uma velocidade muito alta, os caminhos armazenados nesse cache se tornam inválidos muito rapidamente, pois não há troca periódica de informações sobre a topologia da rede. Vale acrescentar que é utilizado o roteamento por fonte, ou seja, o nó de origem conhece toda a rota até o nó destino.

É possível dividir esse protocolo em dois sub-protocolos: Descoberta e Manutenção de Rotas, onde o primeiro é explicado e exemplificado na animação em flash abaixo. A Manutenção de Rotas em DSR funciona de maneira semelhante ao AODV.

Ver a animação em flash explicativa


Diferenças entre DSR e AODV

Como se pode perceber, há uma grande semelhança entre esses dois protocolos. Ambos são reativos e propõem que, numa rede Ad Hoc, se utilizem os processos de Descoberta e Manutenção de Rotas. Porém, algumas diferenças no modo de como funciona o armazenamento dessas rotas, baseado nos mecanismos propostos pelos dois protocolos, determinam desempenhos distintos. A informação está detalhada no artigo de Perkins et al., citado pelo trabalho de graduação de Igor M. Moraes, referenciado na bibliografia.

O fato é que, pelo protocolo DSR, cada nó na rede possui em sua tabela de roteamento todas as rotas "salto a salto", da origem até o nó de destino, ou seja, armazena em seu cache todo o caminho, que poderá ser mais de um, com todos os nós pelo qual o pacote deverá percorrer. Por outro lado, o AODV utiliza, em sua tabela, nó máximo uma entrada para cada destino, ou seja, não contem a rota inteira até um determinado nó, mas sim, o próximo salto para o qual o pacote deverá passar.

Segundo o artigo, a diferença desses "mecanismos", como é citada, é que faz com que o DSR seja melhor em redes com baixa mobilidade e número de nós, enquanto o AODV apresenta o melhor desempenho em redes cujos nós são em maiores quantidades e possuem maior mobilidade.

Anterior            Topo da Página            Próximo