Redes Ad Hoc - Protocolos

1. Introdução

O início do século XXI foi marcado por um grande aumento nas vendas de computadores, especialmente os portáteis. Estes possuem uma comodidade diferencial por estarem sempre disponíveis para o uso em qualquer lugar. Com essa comodidade, surge indiretamente a necessidade de se compartilhar informações entre seus usuários.

Pode-se pensar que esse compartilhamento deve ser o mais flexível e simples possível de ser implementado. Dois dos maiores obstáculos sempre encontrados por usuários de rede são a necessidade de haver um administrador de tarefas que a gerencie e a dificuldade física de se interconectar os computadores (nós da rede). Porém, uma grande invenção solucionou esse problema. O surgimento da comunicação sem fio (wireless) permitiu que computadores pudessem acessar remotamente outros dispositivos. Nos laptops, essa vantagem é mais evidente, pois eles são dispositivos móveis.

Com o uso do wireless para essa flexibilidade, pensou-se em uma solução para se criar uma rede de compartilhamento que não precisasse de um administrador central, ou seja, onde quer que a rede fosse criada, os usuários poderiam se comunicar a qualquer instante e em qualquer lugar. É nesse contexto que surge o conceito de redes Ad Hoc.



Figura 1: Modo de configuração em Ad Hoc

Figura 1: Modo de Configuração em Ad Hoc (Extraída e Adaptada)


Anterior            Topo da Página            Próximo