Redes Ad Hoc - Protocolos

8. Considerações Finais

O campo de pesquisas de redes Ad Hoc é vasto e promissor. Existe um grande interesse nessa área devido a sua grande flexibilidade para diversas aplicações. Como uma rede Ad Hoc não requer gerenciamento, ela pode ser montada em locais desprovidos de uma infra-estrutura prévia de comunicação por questões ambientais, custo ou segurança. Dessa maneira, ela pode ser montada de modo rápido e barato e apresentar grande vantagem em diversas situações, pois, numa rede Ad Hoc, não há uma relação de dependência em relação a um terminal gerenciador central, logo, seus dispositivos (aviões, carros, navios, celulares, computadores portáteis) podem entrar na rede a qualquer hora e se mover livremente, pois uma falha de ligação eventual não comprometerá a estrutura da rede.

O grande foco, atualmente, das pesquisas relacionadas a redes Ad Hoc está direcionado a áreas como telefonia celular, redes pessoais locais wireless, comunicação via satélite e uso da múltipla ligação entre os nós para processamento paralelo.

Como foi visto nesse trabalho, a pesquisa em redes Ad Hoc também se dirige aos problemas ocasionados por essa grande flexibilidade. Até hoje, não foi projetado nenhum algoritmo em protocolo que conseguisse otimizar, de modo totalmente satisfatório, a maneira como os nós interagem dentro da rede para que possam utilizar harmonicamente os recursos oferecidos. Isso ainda se mostra um grande desafio e continua sendo profundamente estudado, com base em grandes teorias como, por exemplo, a Teoria dos Jogos.

Anterior            Topo da Página            Próximo