Redes Ad Hoc - Protocolos

5. Protocolo AODV (Ad Hoc On-Demand Distance Vector)

Atualmente, o MANET WG trabalha na segunda geração de protocolos de roteamento para redes Ad Hoc, tendo o DYMO (Dynamic On-demand MANET Routing Protocol), uma segunda versão do AODV (Ad Hoc On-Demand Distance Vector), como um dos focos principais de sua pesquisa. Logo, é possível perceber a importância deste protocolo no cenário Ad Hoc. Suas características e funcionamento serão explicados e exemplificados no decorrer desta seção.

O protocolo AODV foi programado com o objetivo de ser um protocolo adaptativo a cenários de alta mobilidade, de maneira a evitar desperdício de banda e minimizar o processamento nos nós, que atuam como roteadores na rede. São utilizadas tabelas de roteamento tradicionais, ou seja, é armazenado apenas o próximo salto para o nó destino em questão.

Sendo um protocolo reativo, quando é necessário o envio de pacotes a um nó destino que não consta em sua tabela de roteamento, é dado início ao Processo de Descoberta de Rotas, cujo funcionamento é explicado na animação em flash abaixo.

Ver a animação em flash sobre o funcionamento do protocolo AODV

No protocolo AODV, é importante ressaltar a importância da Manutenção de Rotas. Vista como um sub-protocolo do AODV, tem o objetivo de validar as rotas contidas no cache. Como os nós são móveis, sua movimentação pode ocasionar a ruptura de uma ligação antes existente e presente nas tabelas de roteamento dos nós. Pela Manutenção de Rotas, periodicamente são enviados pacotes chamados hello entre os nós para se verificar a existência e ruptura de rotas. Quando um desses pacotes é esperado por algum nó mas não é recebido, este detecta o erro de transmissão (por exemplo, uma quebra de ligação) e, então, é enviado imediatamente um pacote sinalizador de erro (RERR) de volta para o nó de origem e para todos os nós que forem necessários avisando sobre o erro. Um nó, ao receber este pacote, tem seu cache atualizado, de forma a remover de suas rotas armazenadas todas as sub-rotas posteriores às ligações quebradas. Observe a animação em flash abaixo:

Ver a animação em flash sobre Manutenção de Rotas

Essa é uma das duas maneiras de se fazer Manutenção de Rotas, e é a que será tratada aqui. Há outro mecanismo que se baseia no recebimento e não recebimento de sinais de ACK (acknowledge) para o recebimento de pacotes.

Anterior            Topo da Página            Próximo