Smart Grid

Redes Elétricas Inteligentes


Aspectos Tecnológicos


Nesse novo modelo de rede é necessário que todos os agentes integrantes da rede sejam capazes de se comunicar e cooperar entre si para possíveis autoconfigurações em caso de um novo elemento. Portanto, de forma a evitar custos relacionados ao atendimento de diferentes sistemas e equipamentos é preciso definir os padrões de tecnologia que serão usados.

Desde a geração de energia até a distribuição para o consumidor final, a comunicação nas redes smart grids pode ser dividida em três níveis:

  • Home Area Network (HAN) - compreende a comunicação no ambiente residencial, entre os utensílios domésticos e o medidor
  • Local Area Network (LAN) - integração entre geração distribuída e infraestrutura local. O conjunto de serviços, equipamentos de armazenamento de energia, o veículo elétrico e os eletrodomésticos inteligentes também fazem parte desta implantação
  • Wide Area Network (WAN) - relacionado às interconexões entre os diversos consumidores locais e o setor de distribuição de energia elétrica
Níveis de comunicação

Figura 2: Níveis de comunicação
Fonte: Adaptado de (LANDIS+GYR, 2012).

A solução para transmissão de dados nas redes elétricas inteligentes pode adotar diferentes tipos de tecnologias. Para o tráfego de informações, há soluções cabeadas (fibra óptica, cabo coaxial ou cabos metálicos) ou sem fio (redes de celulares, radiofrequência – WiMax, ZigBee, Bluetooth, entre outros –, satélites).

A escolha da tecnologia que será utilizada para a rede de comunicações dependerá de vários fatores além do custo, como a distância entre os sensores e medidores até o ponto concentrador de dados e deste até a rede da concessionária, da topologia física do local, da área de cobertura, da taxa de transmissão, do desempenho do sistema, atenuação e ruídos.

A seleção deverá atender a requisitos de transmissão de dados bidirecional, largura de banda, escalabilidade (suportar o aumento de dispositivos sem redução de desempenho), latência(tempo para a transmissão dos dados e eventuais atualizações de software), tolerância a falhas, confiabilidade, segurança, entre outros.

Nesse ponto, observa-se que dados sobre o comportamento de todos os consumidores estarão trafegando pelas redes, isso implica na necessidade de implementar uma rede segura, o que diz respeito à segurança da informação. Além dos dados dos consumidores, é válido pensar que a atuação de um hacker poderia desligar um medidor ou interferir nos comandos das subestações ou religadores. Dessa forma, vê-se que é preciso investir em segurança, já que o fato de a rede estar mais interligada nas redes elétricas inteligentes aumenta a possibilidade de ataques.

Entendendo melhor


Introdução

Leia sobre

Smart Grid

Leia sobre

Estrutura

Leia sobre

Geração Distribuída

Leia sobre

Sistema de Gerenciamento de Energia

Leia sobre

Aspectos Tecnológicos

Leia sobre

Veículos Elétricos

Leia sobre

Conclusão

Leia sobre

Perguntas e Referências