Smart Grid

Redes Elétricas Inteligentes


Conclusão


Existem várias motivações que têm levado diversos países a investirem em Redes Elétricas Inteligentes. Ela integrará diferentes tecnologias com o intuito de trazer benefícios para a sociedade, econômicos e ambientais, além de prover a modernização da rede de distribuição. Porém, essa modernização, nos leva a grandes desafios, como segurança energética, fontes intermitentes de geração, qualidade de produto e de serviço, entre outros.

Os desafios para a implementação das redes elétricas inteligentes são diversos, assim como as tecnologias disponíveis para a implementação são inúmeras. Por isso, existe uma grande pesquisa na área de tecnologia da informação e telecomunicação, levando em consideração que para uma rede inteligente é imprescindível o serviço adequado.

Além disso, o fato de muitos dados trafegarem na rede implica no desenvolvimento de ferramentas computacionais que sejam capazes de auxiliar o processamento desse volume, de forma a obter um sistema de gerenciamento de energia que seja eficiente, visando, também, a segurança da rede de comunicação, já que os dados dos consumidores devem ser protegidos. O desafio também se encontra na geração distribuída, na integração das fontes de energia limpa, que são intermitentes, tornando sua integração à rede complexa.

Portanto, é necessário que se invista na pesquisa, no desenvolvimento e implementação das redes elétricas inteligentes e todo processo envolvido, de forma a gerar inovação.

Entendendo melhor


Introdução

Leia sobre

Smart Grid

Leia sobre

Estrutura

Leia sobre

Geração Distribuída

Leia sobre

Sistema de Gerenciamento de Energia

Leia sobre

Aspectos Tecnológicos

Leia sobre

Veículos Elétricos

Leia sobre

Conclusão

Leia sobre

Perguntas e Referências