Smart Grid

Redes Elétricas Inteligentes


O que é Smart Grid


Há mais de um século as primeiras redes elétricas foram desenvolvidas baseadas em conceitos eletromecânicos. A necessidade energética era pequena, de forma que as redes se focalizavam localmente ao redor das comunidades. Entretanto, com o advento de novas tecnologias, o consumo energético cresceu imensamente, trazendo a necessidade de repensarmos como é feita a geração, distribuição e consumo de energia.

Diante disto, surgiu o termo “Smart Grid”, ou redes elétricas inteligentes, que visam a utilização de elementos digitais nas redes que transportam energia. Esses elementos possibilitam a comunicação, coleta e análise de informações essenciais para melhorar e controlar o sistema como um todo. As principais funções e benefícios de uma Smart Grid são:

  • Maior eficiência na transmissão de energia
  • Maior segurança e resistência a ataques físicos e digitais
  • Auto-recuperação em casos de queda de energia
  • Permitir diferentes tipos de geração e armazenamento de energia
  • Gerenciar os picos de consumo, tornando-os menos impactantes à rede
  • Maior integração com sistemas de energia renováveis
  • Melhorar a relação entre os geradores e consumidores de energia, tornando-os mais participativos e possibilitando maior controle sobre suas despesas

A fim de se alcançar esses objetivos muitas mudanças devem ser realizadas no atual sistema de distribuição utilizado. A modernização da infraestrutura, bem como a instalação de camadas digitais são os pontos fundamentais para uma rede inteligente; mudanças comerciais também são necessárias para melhor viabilizar o sistema aos futuros consumidores.

Entendendo melhor


Introdução

Leia sobre

Smart Grid

Leia sobre

Estrutura

Leia sobre

Geração Distribuída

Leia sobre

Sistema de Gerenciamento de Energia

Leia sobre

Aspectos Tecnológicos

Leia sobre

Veículos Elétricos

Leia sobre

Conclusão

Leia sobre

Perguntas e Referências