Smart Grid

Redes Elétricas Inteligentes


Introdução


A implantação das smart grids é compreendida em três aspectos: substituição dos medidores eletromecânicos por eletrônicos inteligentes, inteligência nos centros consumidores, caracterizada por residências com eletrodomésticos inteligentes interconectados ao medidor e agregar inteligência ao sistema de fornecimento de energia elétrica – geração, transmissão e distribuição – promovendo robustez, segurança e agilidade na rede.

Nesse contexto, há definições que estão mais orientadas ao consumidor da energia, enquanto outras procuram focar em outros aspectos de geração, transmissão e distribuição. Nesse trabalho, tentaremos abordar ambos assuntos.

O objetivo das smart grids é otimizar a produção de energia, bem como sua distribuição e consumo, de maneira que novos fornecedores e consumidores participem da rede, proporcionando melhorias na qualidade da energia ofertada, por exemplo, por meio de uma rede elétrica que possui características inteligentes, provenientes da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

Entendendo melhor


Introdução

Leia sobre

Smart Grid

Leia sobre

Estrutura

Leia sobre

Geração Distribuída

Leia sobre

Sistema de Gerenciamento de Energia

Leia sobre

Aspectos Tecnológicos

Leia sobre

Veículos Elétricos

Leia sobre

Conclusão

Leia sobre

Perguntas e Referências