Smart Grid

Redes Elétricas Inteligentes


Estrutura


A implementação das redes inteligentes dependem de diversas modificações no sistema atual de distribuição como:

  • Distribuição Inteligente: Agregar inteligência ao sistema de fornecimento e distribuição de energia.
  • A modernização dos atuais sistemas de distribuição, junto com a implementação de camadas digitais como sensores e controles automatizados, capacitarão a rede a se antecipar, detectar e resolver problemas em seu sistema. Dessa forma, o fluxo será melhor controlado e as quedas de energia não afetarão todo o sistema, podendo ser isoladas e tratadas pela própria rede.

    Atualmente, os problemas na distribuição de energia são relatados pelos próprios consumidores, levando dias até serem realmente sanados. Com os sensores, a rede será capaz de identificar qualquer alteração em seu sistema e tratá-la automaticamente, sem precisar aguardar pela informação do consumidor.

    Tais alterações tornariam a rede mais robusta, promovendo maior segurança, agilidade e qualidade no serviço oferecido.

  • Casas Inteligentes: Utilização de medidores eletrônicos inteligentes nos centros consumidores.
  • Com a utilização de medidores inteligentes, o consumidor será capaz de melhor controlar, de forma consciente, o seu próprio consumo de energia elétrica. Será possível acompanhar diariamente seu gasto com energia, sem precisar aguardar a conta no final do mês. Além disso, será possível informar sobre a qualidade da energia oferecida bem como utilizar diferentes tarifas dependendo do horário do dia, com o objetivo de notificar o consumidor sobre quais horários o custo da produção é maior ou menor. Dessa forma, o consumidor será capaz de optar por utilizar a energia em horários mais baratos, diminuindo o fluxo nos horários de pico.

    Toda essa informação oferecida pelos medidores eletrônicos poderá ser interpretada por um sistema de gerenciamento de energia, possibilitando uma fácil visualização dos dados aos consumidores. Esse sistema auxiliará na economia de energia através de funcionalidades como:

    • Exibir o quanto cada equipamento consome de energia
    • Monitorar as variações de preço e possibilitar que certos equipamentos sejam ligados automaticamente quando as tarifas forem menores
    • Desligar automaticamente certos equipamentos quando houver fluxo intenso com chances de queda de energia
    • Com a integração à diferentes tipos de software seria possível, por exemplo, que o ar condicionado ou aquecedor fossem ligados automaticamente quando o usuário estivesse indo para casa

Entendendo melhor


Introdução

Leia sobre

Smart Grid

Leia sobre

Estrutura

Leia sobre

Geração Distribuída

Leia sobre

Sistema de Gerenciamento de Energia

Leia sobre

Aspectos Tecnológicos

Leia sobre

Veículos Elétricos

Leia sobre

Conclusão

Leia sobre

Perguntas e Referências