A Tecnologia RFID

Um sistema de RFID pode ser dividido em três partes:

Sistema
Figura.4 - Sistema por RFID.

Dessa forma, a etiqueta presa em um objeto que está dentro do alcance do leitor receberá seu pedido de envio de informação e a envia para ele, essa comunicação é realizada através de um sinal de radiofrequência. Por sua vez, o leitor envia a informação recebida para o controlador que a depura e realiza a ação que foi programado para fazer quando recebe esse tipo de dado.

Frequências Utilizadas

As faixas de frequências nas quais os sistemas RFID funcionam são divididas em quatro principais bandas: Low Frequency (LF), High Frequency (HF), Ultra High Frequency (UHF) e Microondas.

As bandas de baixas frequências (LF) abrangem aproximadamente de 30 KHz a 300 KHz e possuem um alcance inferior a 0,5 metros. Além disso, tem velocidade de transferência inferior a 1 Kbit/s e, geralmente, usam menos energia. Devido a essas características, conseguem penetrar em substâncias líquidas e não metálicas de maneira mais fácil e, por isso, tem suas principais aplicações na identificação de animais e controle de acesso.

As altas frequências (HF) funcionam na faixa de 3 MHz a 30 MHz e tem um alcance aproximado de 1,5 metros. Ainda, possuem velocidade de transferência aproximada de 25 Kbits/s e boa penetração em materiais de metal. Nesse sentido, sistemas RFID do tipo HF são utilizados em bagagem aérea, produtos e controle de acesso.

Por sua vez, as do tipo UHF operam na faixa de 300 MHz a 1 GHz e possuem alcance próximo de 100 metros. Além disso, tem velocidade de transferência aproximada de 30 Kbits/s e utilizam mais energia se comparada aos outros tipos de bandas. Dessa forma, sistemas que utilizam esse tipo de banda exigem um caminho livre entre o leitor e a etiqueta, já que não penetram facilmente em um material. É utilizado em logísticas e rastreamento de animais.

Finalmente, sistemas do tipo Microondas apresentam bandas de 1GHz a 300 GHz e tem alcance de até 30 metros. Possuem, também, velocidade de transferência de até 1 Mbit/s. Com isso, sua principal utilização é em identificação de veículos em movimento, como em pedágios.

Modos de Comunicação

A comunicação entre o leitor e a etiqueta pode ser dada por três modos: Half-duplex (HDX), Full-duplex (FDX) e Sequencial.

No modo de comunicação HDX, é possível receber e enviar dados, contudo, não ocorre simultaneamente. Sendo assim, a comunicação entre leitor e etiqueta é feita alternadamente. Esse tipo é utilizado nos identificadores passivos.

Já no caso de comunicação FDX , a comunicação pode ser feita simultaneamente. Assim, o sinal pode ser transmitido para a etiqueta e esta pode retransmitir o sinal ao mesmo tempo.

Por fim, há ainda o modo Sequencial, no qual não é enviado um sinal contínuo de energia para a etiqueta. Dessa forma, o sinal de energia é enviado somente enquanto os dados são enviados. Torna-se necessário o armazenamento de energia que será utilizada devido a transmissão de dados em pulsos.

Anterior Topo Próximo