RFID no Futuro

Entrando no ano de 2015, a tecnologia RFID já está pronta para avanços significativos impulsionados por crescimentos nas áreas de saúde, varejo, segurança alimentar e outras áreas da economia.

Vale dizer que a previsão da expansão desta tecnologia ocorre há algum tempo; contudo, inovações materiais ou até mesmo mudanças nas formas de processos, que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, podem proporcionar um aumento acelerado no uso da técnica por radiofrequência.

A expectativa é que ocorra inovações industriais. Avanços na área de impressão de circuitos eletrônicos possibilitaram a criação de novos tipos de etiquetas RFID mais finas, flexíveis que, agora, podem ser combinadas com outras tecnologias, como sensores. Dessa forma, as empresas podem imprimir suas próprias etiquetas sem chip. Apesar de distante, a ideia é que, no futuro, seja possível imprimir os identificadores RFID diretamente dentro do produto.

Já é possível a criação de etiquetas sem chip e, mesmo assim, capazes de armazenar informação. Entretanto, ainda há um alto custo de produção e não possui tanta versatilidade quanto o código de barras. Dessa forma, o objetivo de estudos futuros será encontrar um meio de transformar identificadores mais adequados para o mercado para que possam ter uso semelhante ao código de barras.

Chipless tag
Figura.10 - Etiqueta sem chip.

Também é previsto a possibilidade de integrar a tecnologia de radiofrequência com sensores. Isso causará uma grande melhora no monitoramento e controle de bens, cargas e animais.

Um dos problemas desta tecnologia sempre foi a gestão da grande quantidade de dados fluindo na forma de milhares de etiquetas. Com aplicações baseadas em nuvem, as informações ficarão guardadas com mais facilidade e, desta forma, as empresas poderiam diminuir custos relacionados ao manuseio desses dados.

Para o bom desempenho da etiqueta, torna-se necessário um bom projeto para a antena. Como explicado em Tecnologia RFID, a antena ajuda a determinar onde e como a etiqueta irá funcionar. Com isso, é esperado que, no futuro, ocorra um aumento no design de novas antenas e com melhor desempenho.

Anterior Topo Próximo