Perguntas

Pergunta 1

Foi citado na Introdução dois métodos de diferenciação de aviões aliados e inimigos utilizados nos radares na Segunda Guerra Mundial: o alemão, que utilizava a movimentação dos aviões para modificar e retransmitir o sinal, e o britânico, no qual identificadores instalados em seus aviões transmitiam um sinal avisando que eram aliados. Tendo em mente as definições de tipos de etiquetas baseadas na transmissão, explique qual método seria de transmissão passiva e qual seria ativa.

Pergunta 2

Como explicado ao longo do trabalho, a principal característica da tecnologia RFID é a capacidade de transmissão e armazenamento de um grande número de informações. Porém, tal tecnologia não apresenta garantias de segurança e privacidade, sendo essa sua maior desvantagem. Cite outras duas desvantagens no uso da tecnologia RFID.

Pergunta 3

Os tipos de etiquetas podem ser classificados de duas formas, de acordo com algumas características. Diga quais são essas características e cite a divisão de cada tipo de classificação.

Pergunta 4

Um dos principais problemas de privacidade causados pela identificação por radiofrequência é o rastreio de um indivíduo através de um produto recém adquirido por ele. Explique como funciona esse rastreio tendo em vista que os leitores ainda possuem um alcance extremamente limitado.

Pergunta 5

Atualmente, já são fabricadas etiquetas RFID sem chip. Explique o motivo delas ainda não serem tão utilizadas e o que se pretende com o uso delas.

Respostas

Resposta 1

Como o método alemão utilizava o girar dos aviões apenas para modificar o sinal e retransmiti-lo, podemos considerá-lo um método de um sistema passivo, já que a etiqueta, que seria o avião, não inicia uma comunicação própria. Já o IFF criado pelos britânicos possui todas as características de um sistema ativo, no qual a etiqueta, que seria o identificador nos aviões, envia o seu sinal próprio para os radares.

Resposta 2

Duas dessas desvantagens podem ser citadas: o alto custo de produção quando comparado a outras tecnologias, a interferência por metais causadas pelos campos magnéticos gerados por esses materiais e a dificuldade de padronização, visto que não há nenhuma resolução legal quanto à padronização da tecnologia.

Resposta 3

A primeira forma de classificação das etiquetas é baseada no tipo de fonte de alimentação e transmissão e é dividida em passivas, semi-passivas, ativas e semi-ativas. Outra forma de classificação é de acordo com a capacidade de armazenamento em: ReadOnly, Write OnceReadMany, Read-Write.

Resposta 4

O rastreio citado não envolve a transmissão de dados entre a etiqueta do produto obtido e um leitor, mas, sim, a comunicação desta com vários leitores por todo o caminho que indivíduo passar. Portanto, cada leitor que tiver contato com a etiqueta registrará que o consumidor esteve na sua área de alcance e a hora que isso ocorreu.

Resposta 5

Essas etiquetas não são tão utilizadas, pois ainda apresentam um alto custo de produção e não possuem tanta versatilidade quanto o código de barras. Elas são capazes de armazenar dados e há como objetivo encontrar um meio de ampliar o uso destas de modo que sejam tão útil quanto o código de barras.

Anterior Topo Próximo