Caso Nestlé

A empresa: A Nestlé é uma multinacional suíça do setor de alimentos e bebidas, a maior empresa de alimentos em lucro do mundo.

A oportunidade: No ano de 2010, um vídeo publicado pelo Greenpeace, associou a produção do Kit Kat, um dos principais produtos da Nestlé, à extração desenfreada de óleo de dendê de florestas na Indonésia. O vídeo foi assistido por mais de 1,5 milhões de pessoas em todo mundo, o que sem dúvida impactou na reputação da empresa e no produto oferecido.

A Nestlé foi rápida em sua resposta e após algumas análises se comprometeu a utilizar componentes isentos de óleo de dendê na produção de seus produtos até 2015.

Após esse incidente e sem maiores alardes, em 2011 a Nestlé passou a utilizar o Big Data aliado às redes sociais, com o objetivo de ter uma compreensão mais realística e em tempo real do sentimento de seus clientes em relação a empresa e seus produtos.

A Nestlé pôde perceber que as tradicionais pesquisas qualitativa e quantitativa ficam facilmente obsoletas e decidiram criar um time de Aceleração Digital. Esse time monitora 24 horas por dia, 7 dias por semana todas as conversas, comentários e tópicos nas redes sociais sobre os produtos que eles comercializam. Assim, a Nestlé hoje é capaz de compreender em tempo real o sentimento de seus clientes em relação aos produtos de mais de 2000 marcas comercializados.

O plano traçado era obter a impressão em tempo real do cliente para melhorar o planejamento da empresa e transmitir uma imagem positiva da Nestlé para seus clientes.

Traçando um paralelo com os conceitos já apresentados de Big Data, temos:

Análise crítica dos resultados: Os efeitos do uso do Big Data alinhado às redes sociais elevaram a Nestlé da 16a para a 12a posição entre as empresas com melhor reputação do mundo no mesmo ano de 2011. Atualmente a Nestlé está entre as 10 empresas com a melhor reputação do mundo.