Inteligência do Negócio

Existe uma linha que diferencia Big Data e a Inteligência do Negócio: a Inteligência do Negócio ajuda a encontrar respostas para as perguntas que você já conhece, já o Big Data ajuda você a formular perguntas que você ainda não sabe que gostaria de perguntar. (BROWN, 2014). Podemos correlacionar que a Inteligência do Negócio é a extensão do conceito de “valor” apresentado no Big Data, onde os dados assumem o papel de suporte para que os gestores possam desenhar a estratégia daquela empresa.

Ainda segundo Brown, a Inteligência do Negócio é centralizado nas necessidades do negócio. Seu direcionamento é sempre promover respostas claras e bem desenhadas para perguntas claras e bem desenhadas. O problema que a Inteligência do Negócio enfrenta atualmente é que a maior parte dos negócios ainda possui dificuldade em obter perguntas claras e bem desenhadas sobre o seu negócio e como abrilhantar o mesmo.

A Inteligência do Negócio alinhada com o Big Data e a Mineração dos Dados fomenta a visualização de dados por perspectivas diferentes, por proporcionar a integração de dados oriundos de fontes distintas. Nesse sentido a capacidade de análise é ampliada, proporcionando ao gestor uma base mais sólida para sua tomada de decisão e consequentemente a formulação e o desempenho da gestão estratégica. (Williams et al, 2010)