Caso Danone

A empresa: A Danone é uma empresa multinacional franco-espanhola sediada em Paris, que produz uma grande variedade de produtos como cereais, alimentos para bebês e, é claro, iogurtes.

A oportunidade: Para ter sucesso em vendas, a Danone necessita assegurar a disponibilidade de seus produtos nas prateleiras de lojas e supermercados em todos os momentos, promovendo assim uma relação de confiança com o consumidor e ao mesmo tempo evitando desperdício de produtos e recursos.

Um segmento da linha de iogurtes que está em rápida expansão é o iogurte Grego, o desafio desse novo segmento no entanto é produzir e distribuir o produto com agilidade devido ao seu curto prazo prazo de validade.

Mas como conhecer a demanda desse produto e como estar certo de que a produção está alinhada com a necessidade do mercado?

A Danone então passou a utilizar de uma solução utilizando o Big Data com as seguintes funcionalidades:

Assim, tendo a verificação de padrões comportamentais dos clientes, da venda de seus produtos e padrões comportamentais do mercado, a Danone fortaleceria uma imagem positiva perante seus clientes, pois seus produtos estariam sempre disponíveis e com sua durabilidade otimizada.

Traçando um paralelo com os conceitos já apresentados de Big Data, temos:

Análise crítica dos resultados: O Big Data possibilitou à Danone uma revisão em sua estratégia de logística na produção e de posicionamento de sua atuação no mercado. Todos as ações conjuntas do Big Data beneficiaram a Danone com um aumento na precisão do planejamento de 75% para absurdos 98%. Também por consequência desse estudo a fatia de mercado do novo produto iogurte Grego foi triplicada. Esses fatores obviamente alavancaram as vendas, aumentaram o lucro e reduziram os custos da Danone.