Regulamentao_img1.gif 3. Regulamentação
     A regulação necessária para a comercialização de dispositivos UWB (nos Estados Unidos) foi concedida em abril de 2002. A regra da FCC (Comissão Federal de Comunicações) prevê o uso de freqüências entre 3,1 e 10,6 Ghz em um nível máximo de -41dBm/MHz* em algumas freqüências (tal nível depende da utilização de freqüências para outros fins). A faixa de freqüência da qual se utiliza a UWB é relativamente sensível a obstáculos, podendo ser o sinal bloqueado por vigas de sustentação de prédios e outros objetos metálicos. Devido à sensibilidade a obstáculos os níveis de emissão permitidos para uso interno são superiores aos permitidos para uso externo. A Figura 3 abaixo nos informa a respeito dos níveis de emissão máximos para freqüência específica (em escala logarítmica).
     As limitações de potência no caso da regra americana são as mesmas para UWB e para transmissões não-intencionais (como de computadores pessoais e eletrônicos).
     Atualmente há uma pressão por parte de empresas envolvidas nessa tecnologia (como a Intel) para que outros países sigam a regulamentação da FCC, o que parece ser uma tendência ao menos na Europa e Japão.
graphic
Figura 5: Níveis máximos de emissão permitida pela FCC
       Devido à ampla faixa de frequências em que o sinal UWB é espalhado e de sua baixa potência de emissão regulamentada pela FCC, ele é confundido com ruído branco por outras tecnologias de comunicação, minimizando assim a possibilidade de interferência.
_____________________________________________________________________________________________________
* dBm é uma unidade de potência que relaciona a potência medida com a de 1mW como referência. Em escala logarítmica, uma potência P em dBm corresponde a:
graphic